Seguidores

sexta-feira, 11 de junho de 2010

VARIEDADES LINGUÍSTICAS

Você se lembra desta música do grupo Mamonas Assassinas? Leia o texto:

CHOPIS CENTIS
Eu “di” um beijo nela
E chamei pra passear.
A gente fomos no shopping
Pra “mode” a gente lanchar.
Comi uns bicho estranho,
com um tal de gergelim.
Até que “tava” gostoso,
mas eu prefiro aipim.
Quanta gente,
Quanta alegria,
A minha felicidade é um crediário nas Casas Bahia.
Esse tal Chopis Centis
é muito legalzinho.
Pra levar a namorada
e dar uns “rolezinho”,
Quando eu estou no trabalho,
Não vejo a hora de descer dos andaime.
Pra pegar um cinema,
ver Schwarzneger
E também o Van Damme.
(Dinho e Júlio Rasec, encarte CD Mamonas Assassinas, 1995.)




1. Nessa música, o grupo intencionalmente explora uma variante lingüística. Para isso, cria uma personagem que teria determinadas características de fala.
Pouco sabemos sobre a pessoa que fala nessa música, mas, por algumas pistas do texto, podemos imaginar. Na sua opinião, qual deve ser:
a) o grau de escolaridade dela?
b) a classe social a que ela pertence?
c) a profissão?
d) os filmes a que normalmente ela assiste?

3. No 3. verso da 3. estrofe, é empregada uma gíria: “uns rolezinho”. Imagine o sentido dessa expressão, a partir do contexto.

4. Existem alguns termos na letra da música que também podem nos dar pistas sobre a origem da pessoa que fala na música: “mode” e “aipim”. Em que região do país esses termos são popularmente empregados?

5. Reescreva o texto na língua padrão:

FONTE:
Português: Linguagens — William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães

Um comentário: