Seguidores

terça-feira, 22 de junho de 2010

O que significa 'twitter'?



O Twitter é a nova mania do momento na internet. Em matéria publicada na revista Isto É [edição 2050 de 25 de fevereiro de 2009] lemos que o Twitter gera até mais visitas que o Orkut. Atualmente, já chegou à marca de 1.000.000.000 [um bilhão] de mensagens disparadas e a expectativa é de que chegue a 03 ou 04 bilhões logo, logo.

Diante da popularidade deste novo 'passatempo' moderno, surge o questionamento: o que significa a palavra twitter? Pois bem, aí vai a resposta.

"Twitter" refere-se ao som que os pássaros fazem. Algo como "piar", "gorjear", "trinar", "chilrear" ou "pipilar" em português. Além de verbo é também o substantivo: "pio", "gorjeio", "trinado". Com estes significados é sinônimo de "chirp". Agora fica fácil entender porque a mascote do Twitter é um pássaro, não é mesmo? Fica claro também entender porque em português não se diz "eu tuito" e sim "eu pio" [rsrsrsrsrs].



Você deve estar aí se perguntando o que isto tem a ver com um tal de microblog no qual as pessoas ficam escrevendo nada com nada. Escrevem apenas pelo prazer de dizer o que estão fazendo naquele momento. E olhe que são mais de 1.000.000 de pessoas fazendo isto diariamente!

Aí é que entra em cena o sentido figurado da palavra "twitter": "jogar conversar fora", "papear", "tagarelar", geralmente sobre coisas sem muita importância e que não provocam tanto interesse. Veja o exemplo a seguir:

She comes in here when I'm trying to work and just twitters about nothing. [Ela entra aqui quando tô tentando me concentrar e fica tagarelando à toa.]

ATENÇÃO:
Neste exemplo, "twitter", não está no gerúndio porque refere-se à "she" (como "she" está no Simple Presente, "twitter" concorda com o sujeito "she". É como se a sentença fosse assim:
She comes in here and she just twitters about nothing.

Um outro dicionário diz que "twitter about" signfica "falar sobre coisas tolas e sem importância [geralmente de modo rápido]". O Twitter é justamente isto! Uma espécie de rede social [tipo o Orkut] misturado com mensagens instantâneas [tipo MSN] enviadas para as pessoas que te seguem [rápido porque só permite 140 caracteres]. Você , por sua vez, recebe mensagens das pessoas que você segue. E assim vai!

Para entender melhor como funciona só se cadastrando e participando. Caso não queira se cadastrar, você pode visitar uma página sem compromisso. Se você faz parte deste novo universo pode me encontrar por lá, meu perfil é twitter.com/keithyrubia. E também vários outros perfis interessantes como o do professor Denilson que dá dicas curtas sobre palavras e expressões em inglês, twitter.com/denilsodelima.
Portanto, follow us!

Agora...Por falar em "twitter", "piar", "pipilar"... Vamos descontrair um pouco... Veja o vídeo!!



FONTES:
http://denilsodelima.blogspot.com/
http://www.inglesnosupermercado.com.br/racao-trill-ensina-sabias-e-outras-aves-a-cantar-trinar-ou-gorjear/#axzz0raeUfYp3

Nenhum comentário:

Postar um comentário