terça-feira, 8 de junho de 2010
A Corrente do Bem
Eugene Simonet, um professor de Estudos Sociais, faz o mesmo discurso aos seus alunos da 7ª série, todos os anos desejando, mas não esperando, que um de seus alunos realmente o leve a sério. O desafio é que eles criem algo que possa mudar o mundo. Simonet é um professor apaixonado pelo que faz,é um homem cujas cicatrizes físicas denotam cicatrizes emocionais muito mais profundas, ele transfere sua esperança aos seus alunos porque não tem esperança para si mesmo. Trevor McKinney, um de seus alunos e incentivado por este desafio e resolve levar esse trabalho a sério porque a sua vida está muito conturbada. Seu pai se foi e ele tem que crescer de uma hora para outra. Ele precisa de alguma esperança em sua vida. E ele a recebe de Eugene, ele cria um novo jogo, chamado "pay it forward", em que a cada favor que recebe você retribui as três outras pessoas. Surpreendentemente, a ideia funciona, ajudando o próprio Eugene a se desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene, a encontrar um novo sentido em sua vida.
Bem, foi em uma destas conversas de professores na hora do intervalo e/ou hora atividade, que a professora Sônia Berton, manifestou o desejo de trabalhar algumas atividades referentes a este filme em sua disciplina, Sociologia.
Eu já conhecia o filme e também tinha interesse em trabalhar algumas atividades em minha disciplina, LEM-Inglês.
Então... aí estão algumas atividades que eu desenvolvi com alunos de 2º e 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Papa João XXIII de Alto Piquiri - Paraná.
1. Eu e a professora Sônia, com o apoio da Diretora Vera Lúcia e da Pedagoga Tereza Verri, preparamos um ambiente para a exibição do filme.
2. Troca de impressões e inferências sobre o filme. Em seguida, os alunos fizeram uma lista de palavras "do bem" (esforço alegria, paixão, solidariedade, diálogo, família, Deus, caridade, paciência, fé, esperança, perdão, saúde, respeito, educação, amizade, satisfação, amor, união, carinho, harmonia, felicidade, dignidade, caráter, vida, honra, humildade e afeto, etc.) que foram citadas no filme (ou não).
As palavras foram escritas em português e traduzidas para a língua inglesa.
Cada aluno escolheu uma palavra e escreveu no centro da corrente que foi pintada e colocada no mural "Pay It forward" da escola.
- Formei um círculo com esta corrente (Paint)
3. Usando as palavras da atividade anterior, montar um acróstico, tendo por frase central, na vertical, "Pay it Forward” (A corrente do bem) e vai encaixando na horizontal as palavras citadas anteriormente, em inglês. O aluno deve enumerar as mesmas palavras, em português, em colunas para orientar quem tiver acesso o trabalho. Creio que dessa forma, a atividade funcionou como um dicionário facilitando a fixação do vocabulário.
4. Ainda utilizando a lista de palavras "do bem", elaborar "frases do bem" (Eu gosto de carinho/Eu preciso ter paciência/Amor é essencial/Alegria é muito bom/Ter esperança é ter fé/Minha amizade é sincera/Eu tenho caráter, etc) aproveitando conteúdos gramaticais anteriormente trabalhados. Passar todas para o inglês e o aluno escolhe a que significasse mais para ele. Numa folha de sulfite o aluno escreve a frase em inglês/português e faz uma ilustração (desenho e pintura ou recorte e colagem ou com o clipart) que combine com o significado da frase.
Esta atividade vai para o mural "GIVE WORLD A CHANCE!" (Dê uma chance ao mundo)
5. Pesquisa de biografia de personalidades que lutam ou lutaram pela paz mundial.
-Como estava trabalhando Past Tense no 3º ano, pedi que grifassem os verbo no passado e separando os verbos regulares e irregulares.
6. Utilizar as seguintes canções para serem trabalhadas junto com este filme: "We are the world", "Heal the world", "Give peace a chance" e "Imagine" que poderão ser ensaiadas em forma de um coral ou um clip - aqui estarão sendo trabalhados o listening e o speaking. Ou cada sala ensaia uma canção em forma de coral e apresenta em forma de coral na hora do intervalo. (Where's the love, do Black Eyed Peas, across the universe, what a wonderful world)
OBS.: A Prof. Sônia desenvolveu atividades relacionadas a disciplina de Sociologia e a Prof. Marlene, de Matemática, trabalhou o conteúdo PG - Progressão Geométrica.
FONTES:
http://www.imdb.com/title/tt0223897/
http://www.linguaestrangeira.pro.br/projetosem%20ingles.htm#corrente
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=41
http://coloriredivertido.blogspot.com/2010_03_19_archive.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
adorei essa dica querida professora keithy
ResponderExcluirmuito bommm
ResponderExcluirBoa tarde, professora Keithy...
ResponderExcluirn-Não consigo visualizar corretamente as atividades produzidas pela senhora, aparecem vários pontos de exclamação no meio da sequencia. O que devo fazer para vê la por inteiro?
Por favor me envie a sequencia completa: meu email é alinesantosmora|@gmail.com
ResponderExcluirmaravilha essa dica de atividade,ajudou a trabalhar com os alunos da sòcioeducação.
ResponderExcluirgostei muito da atividade, embora não tenha conseguido visualizar as imagens. Poderia me enviar por email? gerusadeso@gmail.com . Trabalho com o ensino fundamental II e preciso levar algo assim pra eles com urgência. Grata
ResponderExcluir