Seguidores

sábado, 12 de junho de 2010

Ser criativo ou racional? Eis a questão.

Nosso cérebro possui dois hemisférios – direito e esquerdo – nos quais são responsáveis pelas funções criativas e racionais, respectivamente. Por exemplo, no campo profissional, os publicitários, e demais profissionais da área da Comunicação, são conhecidos pelo seu poder criativo. Já os profissionais da área das Exatas são conhecidos pelo seu poder racional.
O que poderíamos dizer disso, baseado nessas primeiras informações?
Simplesmente, que o lado mais exercitado dos publicitários seria o lado direito, e dos profissionais da área das Exatas, o lado esquerdo.
E só isso? O ideal, se possível, seria que os dois hemisférios fossem bem exercitados de forma equilibrada, assim o indivíduo usufruiria tanto da parte criativa como racional, utilizando todo o potencial cerebral, logo, possuiria maior inteligência. Se, ao contrário, disso, este indivíduo levasse uma vida inteira a exercitar só as funções de um dos hemisférios aumentaria as chances de sofrer doenças cerebrais degenerativas, como, por exemplo, o Alzheimer.
No meio desse processo, pesquisas indicam, que a música tem uma grande influência no poder de controle do lado direito sobre o lado esquerdo. Ela diminui os ritmos cerebrais e contribui para que haja um equilíbrio entre os hemisférios, sendo assim contribuindo para uma melhor aprendizagem e também um ambiente propício para o ser criativo.
Agora, se no seu meio profissional ou acadêmico necessita ser mais criativo e possui dificuldade, tente exercitar mais o lado direito, há trabalhos em que são desenvolvidas técnicas para o desbloqueio. Já se a necessidade é ser o mais racional possível, exercite o lado esquerdo. Tá certo, meio óbvio essa constatação! Mas se as pessoas exercitassem mais o lado direito, o que muitas delas não fazem, descobririam riquezas íntimas que possuem e não sabem, pelos simples fato de não exercitar essa função. E também por outro lado, se essas que possuem essa função (a criatividade) bem mais desenvolvida que o racional; passassem a exercitá-lo também teriam surpresas. Então, se a maioria de nós exercitasse ambos os hemisférios e suas funções, seríamos pessoas e profissionais melhores. Acredito que não haveria mudanças apenas a nível profissional, mas também social. Pessoas que são muito lógicas, geralmente, não possuem visões globais das situações; o que quero dizer é que até por este fato (ser muito racional), opiniões sociais mudariam (ou possivelmente mudariam), se a função criativa fosse executada constantemente. Concordam?

Observe a bailarina abaixo por um tempo, se você está vendo ela girar para esquerda, você é mais racional. Se for para a direita, é mais criativo. Porém se esta vendo girar para esquerda, experimente escutar musica por alguns minutos e retorne a ver a imagem. Incrível! Ela estará girando para a direita, não é mesmo?



FONTE:
www.pcom.com.br - Por: Laura Pita

Nenhum comentário:

Postar um comentário