Seguidores

sábado, 12 de junho de 2010

UNO - Baralho Educativo



Nos últimos tempos, nada é mais comum que, ao andar pela escola se encontrar, a cada banco ou mesa, um grupinho de alunos jogando UNO.
Realmente o jogo virou sensação nas escolas, e também vira divergência entre professores e alunos. Uma das questões levantadas é se o UNO pode ou não ser jogado dentro de sala.

De acordo com as normas da escola, durante a aula, não se pode jogar UNO. E isto é óbvio, visto que o aluno estaria com sua atenção voltada ao jogo e não às explicações do professor.

Porém, como toda "febre", logo passa... E nós educadores podemos tirar algum proveito dela, basta conhecer um pouco mais sobre o jogo e procurar uma maneira de utilizá-lo durante 'algumas' aulas. Pois, o jogo do UNO auxilia o desenvolvimento dos educandos promovendo: - Interação; - Concentração; - Percepção das cores; - Raciocínio Lógico;
- Problemas matemáticos (somas simples).

VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE ESTE JOGO:

UNO® é um jogo de cartas mundialmente famoso da Mattel. Sua jogabilidade é muito boa, o que com certeza vai lhe garantir muita diversão.

Participantes:
UNO® é recomendado para crianças e adultos a partir de 7 anos de idade e número de jogadores pode variar entre 2 e 10 pessoas.

Baralho:
Para jogar UNO® é necessário comprar um baralho próprio para o jogo. Este baralho é composto por 108 cartas, sendo:
19 cartas azuis - de 0 a 9; 19 cartas verdes - de 0 a 9; 19 cartas vermelhas - de 0 a 9; 19 cartas amarelas - de 0 a 9; 8 cartas “Compra duas cartas” - duas de cada cor;
8 cartas “Salta” - duas de cada cor; 8 cartas “Inverte” - duas de cada cor;
4 cartas “Muda de cor”; 4 cartas “Muda de cor e compra 4 cartas”

Objetivo:
Ser o primeiro jogador a fazer 500 pontos. Para fazer pontos, você deve livrar-se o quanto antes de todas as cartas da sua mão e usar as cartas de ação para evitar que os adversários façam o mesmo. A quantidade de pontos que você ganha é a soma dos números das cartas dos oponentes.

Como jogar UNO®?
Para decidir quem começa, cada jogador recebe uma carta do baralho. Aquele que receber a maior carta, começa o jogo.
Depois as cartas são embaralhadas e cada jogador recebe 7 cartas.
O jogador que ficar à esquerda de quem distribuiu as cartas começa a partida e o jogo segue no sentigo horário.
As cartas que restaram são viradas para baixo e formam a pilha de compras. A primeira carta desse monte é virada para cima numa pilha ao lado - a pilha de descarte.

Cada jogador deve jogar uma carta que seja da mesma cor, que tenha o mesmo símbolo/número da carta virada na pilha de descarte ou uma carta de ação do tipo “Muda de cor”/”Muda de cor e compra 4 cartas”. Caso não tenha nenhuma carta que satisfaça essas condições, o jogador deverá comprar uma carta da pilha de compras e, se a carta for jogável, ele pode escolher por jogar ou colocar ela em sua mão. Um jogador pode optar por não jogar uma carta jogável da sua mão, entretanto deverá comprar uma carta. Caso decida jogar, deverá jogar a carta recém comprada.
Quando o jogador ficar com apenas uma carta, ele deverá falar “UNO”. Caso ele não fale e outro jogador note, então aquele jogador deverá comprar duas cartas.
As cartas de ação modificam essa ordem natural e devem ser usadas estratégicamente.

Cartas de Ação:
“Compra duas cartas” - O próximo jogador deve comprar duas cartas e perde o seu turno. Algumas pessoas joga com a regra cumulativa, ou seja, caso o jogador que foi afetado tiver outra carta “Comprar duas cartas”, ele pode jogá-la e o jogador seguinte a ele deverá comprar quatro cartas e assim por diante.
“Salta” - O próximo jogador perde o seu turno.
“Inverte” - A ordem é invertida de horária para anti-horária e vice-versa.
“Muda de cor” - O jogador escolhe uma cor e o próximo a jogar deverá jogar uma carta da cor escolhida.
“Muda de cor e compra 4″ - Parecida com a “Muda de cor”, só que o próximo jogador deverá comprar 4 cartas e perde o seu turno. Essa carta só pode ser jogada se o jogador não tiver nenhuma carta da mesma cor da carta da pilha de descarte.
Se a pessoa afetada pela carta achar que quem a jogou está “blefando”(ou seja, tem uma ou mais cartas da mesma cor da pilha de descarte), o jogador deverá mostrar sua mão. Caso seja confirmado o blefe, o jogador da “Muda de cor e compra 4″ deverá comprar 4 cartas de punição. Caso contrário, o jogadador afetado primeiramente deverá comprar 6 cartas(4 originalmente da carta e mais 2 de punição).

Pontuação:
O primeiro jogador a se livrar de todas as suas cartas ganha uma quantidade de pontos igual a soma das cartas de seus adversários. As cartas tem a seguinte pontuação:
Cartas com números de 0 à 9 : Valor da carta.
“Compre duas cartas” : 20 pontos;
“Salta” : 20 pontos;
“Inverte” : 20 pontos;
“Muda de cor” : 50 pontos;
“Muda de cor e compra 4 cartas” : 50 pontos;

Aviso:
Este é um guia não-oficial de como jogar UNO® e baseado na regras do jogo em Inglês. Portanto é possível que existam diferenças entre as regras e nomes oficiais e estas aqui apresentadas.

(UNO® é copyright Mattel, Inc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário