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quarta-feira, 2 de junho de 2010

MEIO AMBIENTE - 05 de Junho



DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA

No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.

E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

O século XX foi saudado como a era em que a tecnologia e o progresso industrial seriam capazes de satisfazer as necessidades materiais, restabelecer a paz social, reduzir as desigualdades.

Nos últimos 50 anos, a produção mundial de grãos triplicou, a quantidade de terras irrigadas para a agricultura duplicou, o número de automóveis passou de 500 milhões, o mesmo acontecendo a televisores, geladeiras, chuveiros elétricos, lavadoras, secadoras, computadores, celulares, microondas, fax, videocassetes, CDs, parabólicas, isopor, descartáveis, transgênicos e outras invenções. As riquezas produzidas, nesse período, quintuplicaram.

Mas, também nos últimos 50 anos, o mundo perdeu 20% de suas terras férteis e 20% de suas florestas tropicais, com milhares de espécies ainda nem conhecidas. O nível de gás carbônico aumentou 13%, foram destruídas 3% da camada de ozônio, toneladas de materiais radioativos foram despejadas na atmosfera e nos solos, os desertos aumentaram, rios e lagos morreram por causa da chuva ácida ou de esgotos domésticos e industriais.

Maravilha-nos esse progresso, mas as gerações futuras talvez lamentem o quanto se destruiu para isso. Enquanto hoje o ser humano tem mais bens, é mais pobre em recursos naturais. A tecnologia nos dá a falsa impressão de que estamos no controle. Por isso, é bonito ser moderno. Feio é ser natural.

Porém, a tecnologia é ruim quando nos afasta da natureza. Só mudaremos isso quando nos reaproximarmos do mundo natural. Afinal, embora uns ainda não aceitem, o homem é natureza.

O dia 05 de Junho é Dia Mundial do Meio Ambiente. Não há data melhor para começar aquilo que o resto das espécies vivas esperam que façamos. Afinal, o que não fazer, já sabemos desde há muito. Vamos começar! O mundo será, com certeza, melhor.

Fontes: BrasilEscola, VelhosAmigos, DatasEspeciais.





A UTILIDADE DA RECICLAGEM

Objetivos:

- Perceber que a reciclagem é essencial e necessária;
- Identificar a utilidade dos produtos minerais na fabricação de alumínio;
- Observar que empresas públicas e/ou privadas desempenham grande papel na manutenção da reciclagem.

Desenvolvimento:

1. Produção de cartazes relacionados ao lixo seco e úmido (em grupos);
2. Elaboração de perguntas, pelos grupos, para serem respondidas pelos demais;
3. Troca das perguntas pelos grupos, para serem respondidas;
4. Retorno das perguntas, com respostas, para o grupo de origem;
5. Debate e pesquisa sobre o assunto nos jornais.



ENSINANDO A RECICLAR - Planejamento para disciplina de Língua Portuguesa do 6º ano/5ª série do Ensino Fundamental II.

Autor: Rosalina Soares

Conteúdo - Gênero textual – Manual de instrução

Objetivos

1. Redigir manual de instrução para elaboração de peças recicladas. Ao realizar essa atividade, o aluno deverá:
• aprofundar o conhecimento sobre as características desse gênero textual;
• ser capaz de usar adequadamente os recursos linguísticos necessários à escrita de textos instrucionais.

2. Conscientizar-se da importância da reciclagem para o estabelecimento de um modelo de vida sustentável no planeta.

3. Interagir de modo cooperativo com os colegas da turma e/ou demais integrantes da comunidade escolar.

Material
Para pesquisa: fotos, vídeos, jornais, revistas, internet.
Para realização da oficina: régua, tesoura, cola, fita adesiva, canetas coloridas, tinta guache, pincéis, panos para limpeza.
Para organização da exposição: cartolina, pincéis atômicos e folhas A4 para a escrita dos textos instrucionais, que serão reunidos no manual de instrução.

Atividade motivacional - Perguntar aos alunos se eles sabem quanto lixo é produzido diariamente por uma pessoa. Motivá-los a apresentar suas hipóteses e só depois informá-los de que, segundo o CONSELHO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (CNUMAD), em 1991, essa produção era de 600 g e que, hoje, ela já é calculada em pouco mais de 1 kg por dia. Isso gera, em todo o planeta, uma produção anual de lixo de aproximadamente 400 milhões de toneladas.

Na sequência, apresentar fotos ou vídeos que mostrem “lixões”. Incentivá-los a ler notícias ou reportagens sobre o problema do lixo urbano e também a consultar sites que tratem do assunto.

Sugestões
AMBIENTE BRASIL. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2010.
SITE DO LIXO. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2010.
INSTITUTO TRIÂNGULO: SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2010.
BLOG: MEU MUNDO SUSTENTÁVEL. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2010.]

Promover troca de ideias sobre a questão do lixo urbano, levando os alunos a se posicionarem e a questionarem responsabilidades pessoais e o que pode ser feito para a equação desse problema.

Estratégias - Para o desenvolvimento de todas as etapas necessárias à realização deste projeto, propõe-se o seguinte cronograma:
Aula 1 – Atividade motivacional
Aula 2
1. Conversar com os alunos sobre o que é reciclagem e conscientizá-los da importância desse processo. Levá-los a perceber que atitudes individuais, embora possam parecer insignificantes, fazem a diferença e que é responsabilidade de todos promover ações de cidadania, visando ao bem comum.
2. Organizar a turma em grupos de, no máximo, quatro alunos. Pedir a eles que pensem sobre que resíduos podem ser reciclados. Por exemplo: latas de alumínio transformando-se em porta-lápis ou porta-objetos, garrafas PET em brinquedos, etc. Nessa etapa, incentivá-los a pesquisar (se possível, na internet) as várias possibilidades de objetos que podem ser construídos tendo resíduos como matéria-prima.

Sugestões de sites
MUNDO AFORA ARTESANATO. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2010.
PORTAL SETOR RECICLAGEM. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2010.
PORTAL SETOR RECICLAGEM. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2010.
PORTAL CLIC FILHOS. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2010.
BLOG. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2010.

3. Explicar aos alunos que, na aula seguinte, será realizada uma oficina de reciclagem e pedir que, para esse fim, tragam de casa materiais, como: caixas vazias de leite longa vida, caixas vazias de molho de tomate, sacos de papel de pão, parte interna do rolo de papel higiênico, embalagens de ovos e de iogurtes, vidros e latas com ou sem tampas, garrafas de vidro, garrafas PET, tampas de garrafas PET, jornais e revistas, restos de fios de lã, barbantes, sobras de fitas, retalhos de tecidos e de papéis coloridos, botões usados, conchas, contas de vidro coloridas, etc.

Atenção: É necessário orientar os alunos a trazer para a sala apenas os resíduos que tenham em casa, pois tão importante quanto trabalhar a reciclagem na educação é trabalhar a questão do consumo consciente. Se para a construção de objetos reciclados os alunos tiverem de adquirir algum produto, essa atitude contrariará os preceitos do consumo sustentável.

Aula 3
Professor, disponibilizar para uso dos alunos os materiais já relacionados anteriormente para esta etapa.
Fazendo uso dos resíduos trazidos por todos os alunos, cada grupo deverá optar por produzir uma peça reciclada. Permitir que ajam com liberdade e possam colocar em prática sua criatividade. Interferir apenas por solicitação dos grupos ou se perceber que enfrentam dificuldades para a realização dos projetos selecionados.

Aula 4
1. Escrita coletiva de texto instrucional referente ao objeto construído por cada um dos grupos, apresentando o passo a passo da execução. Para garantir a adequada execução desta etapa:
• relembrar com os alunos as características do gênero textual;
• padronizar os itens que comporão o texto. Por exemplo: título, material necessário, modo de fazer. O trabalho pode tornar-se ainda mais interessante se as etapas de produção puderem ser fotografadas para ilustrar o texto de como fazer o passo a passo;
• padronizar o uso do verbo: se no infinitivo ou no imperativo.
2. Após a escrita, solicitar aos grupos que troquem os textos entre si para que os colegas possam contribuir com sugestões que os aprimorem.
3. Após a verificação das sugestões dos colegas, reescrever os textos, fazendo as alterações que julgarem pertinentes.
4. Produzir uma capa e o sumário, para que, agrupando-se as páginas produzidas por cada grupo, componha-se o manual.

Avaliação - Em horário predeterminado e em local apropriado do ambiente escolar, montar uma exposição dos objetos produzidos pelos grupos. Ao lado das peças, identificadas com os nomes dos alunos, deve estar o manual de instrução, com as orientações e etapas de construção de cada uma delas.
Também podem ser apresentados cartazes com o mote da importância da reciclagem. Desse modo, toda a comunidade escolar poderá partilhar do aprendizado construído pelos alunos durante a realização desse projeto.

FONTE: http://www.editorapositivo.com.br



PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Objetivos:

- Desenvolver no aluno uma postura crítica diante da realidade, de informações e valores veiculados pela mídia e daqueles trazidos de casa;
- Examinar as questões ambientais locais (na comunidade).

Desenvolvimento:

1. Leitura de matéria enfocando a importância do meio ambiente para o planeta;
2. Conversa sobre a situação dos rios e das matas;
3. Criação de frases com elogios, dicas e conselhos sobre o meio ambiente.



ECONOMIZAR ÁGUA É PRECISO

Objetivos:

- Identificar a água como recurso natural e necessária à vida;
- Utilizar a água corretamente;
- Desenvolver a consciência de que a água pode faltar um dia.

Desenvolvimento:

1. Breve comentário sobre a importância da água;
2. Seleção de reportagens sobre o desperdício da água em jornais;
3. Reflexão sobre as diversas maneiras pelas quais podemos economizar água em nossas casas;
4. Redação: Economizar água é preciso;
5. Confecção de um painel.



ÁGUA DA VIDA

Objetivos:

- Reconhecer a importância da água na vida dos seres;
- Sensibilizar as crianças sobre o problema do lixo jogado nos rios;
- Trabalhar o respeito com o meio ambiente;
- Conhecer a realidade dos rios do município.

Desenvolvimento:

1. Seleção de jornais com notícias relacionadas ao meio ambiente;
2. Distribuição de jornais para seleção de reportagens e gravuras sobre meio ambiente, preservação e poluição;
3. Passeio na comunidade, reconhecendo a realidade do meio ambiente, principalmente se no seu município tiver rio;
4. Mutirão de coleta de lixo no rio envolvendo a comunidade local;
5. Confecção de cartazes, produção de textos, poemas;
6. Encerramento com apresentações culturais.



JORNAL MURAL DO MEIO AMBIENTE

Os alunos confeccionarão o “Jornal Mural do Meio Ambiente”, onde publicarão informações ao público, situações, acontecimentos e curiosidades sobre o tema.

Objetivos:

- Desenvolver os estilos da redação descritiva, narrativa e persuasiva.
- Buscar informações, sobre os animais em extinção.

DESENVOLVIMENTO:

Pode-se dividir a turma em 03 (três) equipes: pesquisa, redação e layout.

COMO FAZER:

A equipe da pesquisa faz as pesquisas na Internet, em jornais, revistas, etc..., retirando informações, sobre a nossa fauna e flora.
A equipe da redação analisa todas as informações retiradas pela equipe de pesquisa e digita no Laboratório de Informática.
A equipe de layout, organiza as reportagens, imagens, manchete, etc...

O jornal é colocado no mural da escola para a visualização de todos os alunos da escola e comunidade.



MENSAGENS ECOLÓGICAS

Objetivo

- Produzir bilhetes com mensagens ecológicas, valorizando a preservação do meio
ambiente.

A proposta de escrita de um bilhete sugerida pode ser ampliada por uma proposta de escrita de bilhetes que contenham uma mensagem ecológica. Neste gênero textual, a
produção de texto assume uma função social clara para os alunos e o destinatário deste texto será uma pessoa real e conhecida por eles.

1º MOMENTO
Logo após o recreio, junto com os alunos, percorrer o pátio da escola e observar se há lixo jogado pelo chão. Essa atividade pode ser feita também no quarteirão da escola ou da própria casa dos alunos.
Em classe, discutir com o grupo sobre os danos que o lixo jogado no chão pode causar ao meio ambiente.
Pode-se lançar a seguinte questão para a classe: “ Quais são os problemas que o lixo pode causar ao meio ambiente?”

As discussões podem levantar, dentre outros, os seguintes aspectos:
• Lixo disposto de forma inadequada polui a água e o solo;
• Baratas, ratos e outros transmissores de doenças contagiosas costumam se proliferar
nesse hábitat;
• Água e solo poluídos causam doenças de pele e outras infecções;
• Lixo na areia contamina, suja e pode até ferir alguém;
• Animais marinhos podem ficar feridos e morrer sufocados em meio ao lixo.

Fechar a discussão com os cuidados que devemos ter com o meio ambiente em relação ao lixo.
O professor deve registrar a opinião dos alunos na lousa que poderá ser transformado em um cartaz a ser exposto no mural da escola.

2º MOMENTO
Propor aos alunos que escrevam um bilhete para alguém com lembrete sobre cuidados com o meio ambiente em relação ao lixo.
Relembrar a estrutura desse tipo de texto e deixar que troquem idéias com os colegas sobre o que irão escrever.
Alertar sobre o tipo de interlocutor que escolheram, para que a linguagem usada se
adapte a ele (mais formal ou mais informal). O bilhete poderá ser dirigido para um colega da classe ou da escola, para um familiar, vizinho etc.

3º MOMENTO
O professor recolhe os bilhetes e faz interferências na organização do texto, verificando se as ideias estão completas e dando possíveis sugestões. A ortografia deve ser corrigida para garantir eficácia à comunicação.

4º MOMENTO
Os alunos passam o texto a limpo e entregam a mensagem.



FONTES:
http://verdesmares.globo.com/saladeaula/noticias.asp?codigo=154213&modulo=857
http://www.projetopresente.com.br/revista_1/Portugues.pdf





- Para complementar ainda mais a atividade, poderá ser pedido uma pesquisa sobre os animais em extinção.

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