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sexta-feira, 18 de junho de 2010

Atividade especial - Copa do Mundo na África

É fato que você, estamos super acostumado a ver notícias e reportagens sobre a África e toda a sua diversidade. Por isso, é necessário que toda a comunidade escolar desenvolva um olhar mais crítico e atual sobre este continente.
E, neste ano, uma ótima oportunidade para iniciar os estudos em sala de aula é a Copa do Mundo de Futebol, que começou dia 11 de junho, na África do Sul, e que conta com seis equipes africanas na disputa: África do Sul, Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria.

Para começar a atividade, analise a reportagem e o gráfico abaixo.

“Alexandra, favela ‘barra-pesada’ de Johannesburgo, foi escolhida ontem pela Fifa para o lançamento de sua principal iniciativa de relações públicas da Copa, o ‘Football for Hope’ (Futebol para a esperança). (…)
Num campinho de futebol em meio a ruas com barracos, a entidade anunciou com pompa o torneio reunindo jovens de vários países, agrupados em 32 seleções.
(…) Alexandra, ou ‘Alex’, não foi escolhida à toa. Com 500 mil habitantes espremidos em 8 km2, registra altos índices de desemprego e criminalidade. (…)
As regras e o formato das equipes foram pensados para passar mensagens de inclusão e paz. Um time reunirá jovens de Israel e Palestina. Outro, de Bósnia e Sérvia, que estiveram em guerra nos anos 90. A equipe da Austrália terá filhos de imigrantes – a xenofobia é um problema crescente no país. (...)
Para incentivar o espírito de tolerância, não haverá árbitro nos jogos. Disputas
precisarão ser resolvidas amigavelmente.
(…) A Fifa investiu US$ 4 milhões no torneio.”

(ZANINI, Fábio. Por relações públicas, Fifa organiza torneio em favela de Johannesburgo. Folha de São Paulo, São Paulo, 26 mar. 2010.)

África - Empréstimos do Banco Mundial, por setor.
Exercício Financeiro 2009.
Parcela do empréstimo total de US$ 8.2 bilhões.

Água, saneamento e proteção contra inundações - 7%
Transporte - 14%
Leis, justiça e administração pública - 19%
Informação e comunicações - 2%
Indústria e comércio - 4%
Agricultura, pesca e florestas - 15%
Educação - 9%
Energia e mineração - 17%
Finanças - 1%
Saúde e outros serviços sociais - 12%

Fonte: Relatório Anual de 2009 do Banco Mundial.

PORTUGUÊS
Atividade 1
O Brasil, que faz parte do grupo G da Copa do Mundo, tem como principal adversário um velho conhecido: Portugal.
Do mesmo modo que esse país fora a nossa metrópole no período colonial, ele também foi o colonizador de vários países africanos, deixando como parte de seu legado, para nós e para eles, o Português como língua oficial. Tanto que, em 1996, foi criado
o grupo de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, conhecido como PALOP, composto por Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial. Este último, apesar de ter sido colonizado por espanhóis, adotou
o Português como idioma oficial em 2007.
Vale lembrar que, em 2009, reforçando esse importante fator em comum com o Brasil, entrou em vigor o Novo Acordo Ortográfico, que visa padronizar a escrita em todos os países de Língua Portuguesa.


Países africanos que têm o Português como língua oficial.



Leia o texto a seguir:
“Havia pois uma outra nação que era longínqua mas não nos era exterior. E nós
precisávamos desse Brasil como quem carece de um sonho que nunca antes soubéramos
ter. Podia ser um Brasil tipificado e mistificado, mas era um espaço mágico onde nos
renasciam os criadores de histórias e produtores de felicidade.
Descobríamos essa nação num momento histórico em que nos faltava ser nação. O Brasil
– tão cheio de África, tão cheio da nossa língua e da nossa religiosidade – nos entregava essa margem que nos faltava para sermos rio.”
(COUTO, Mia. ...e fazer do nosso sonho uma casa. O Estado de São Paulo, São Paulo, 5 abr. 2008. Caderno2.)

O moçambicano Mia Couto é um dos mais respeitados representantes da nova geração de
escritores de Língua Portuguesa. Filho de portugueses, ele participou da luta pela independência de Moçambique em relação a Portugal, conquistada em 1975.
• Após a leitura da declaração de Mia Couto, escreva em seu caderno qual é a ideia central do texto.
• A seguir, pesquise palavras do nosso vocabulário que têm origem africana e discuta com seu professor e com os colegas a influência dessa cultura no Português que falamos no Brasil.

Atividade 2
Alguns temas recorrentes na produção literária africana de Língua Portuguesa são a miséria, os conflitos civis, as consequências da colonização e a compreensão do que é ser africano. Confira o texto abaixo, do cabo-verdiano Gabriel Mariano.
MARIANO, Gabriel (cabo-verdiano). In: APA, L.; BARBEITOS, A.; DÁSKALOS, M. A. Poesia africana de língua potuguesa: antologia. Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 2003. p.148-9. (Fragmento).

Manhã submersa - (para Jaime de Figueiredo)
Agora que as raízes desciam
mais fundo na terra amada;
agora que novos olhos
a terra seca reviam;
agora que céu e mar
e terra se entrelaçavam
e confundidos no sangue
um novo sangue me davam; [...]

Meu corpo arremessado
flutua inerte e reclama
o litoral que eu amava
a árida face e os olhos
o abraço, o amor intacto
das ilhas da minha dor. [...]
E quando a maré baixar
virei de pé caminhando.

• Após a leitura, escolha um dos temas a seguir para elaborar o seu próprio poema, utilizando palavras de origem africana encontradas na sua pesquisa.

Tema 1: Copa do Mundo na África.
Relacione o tema com um dos países africanos participantes do torneio.
(África do Sul, Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria)

Tema 2: Diversidade cultural.
Explore o tema utilizando um dos países participantes do PALOP como inspiração.
• Organize, com a ajuda do seu professor, uma exposição de poemas africanos de Língua
Portuguesa, junto com a produção de todos os alunos. Ilustre com imagens relacionadas ao assunto, utilizando as cores da bandeira do país e traços da representação de sua cultura.

FONTE:
Editora Moderna

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