Seguidores

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sugestões de atividades para você trabalhar com música:


• A mais usada é preencher lacunas com palavras retiradas da letra. Pode-se dar ou não as palavras que faltam.
• Misturar estrofes para colocarem em ordem enquanto ouvem. Mudar a estrofe inteira de posição com outra estrofe.
• Entregar os versos de uma música para um grupo e eles deverão colocar os versos em ordem enquanto ouvem. Nesse caso os versos são recortados. Eles montam como se fosse um quebra-cabeças.
• Misturar os versos para colocarem em ordem enquanto ouvem. Nesse caso coloca-se parênteses diante dos versos.
• Fazer cartões com palavras que estão na música e que não estão. Espalhar pelo chão. Dividir a turma em grupos. Chamar um representante de cada grupo. Tocar a música. O grupo que pegar mais palavras certas ganha.
• Descobrir a música que está tocando ao passar a parte em que fala o nome da música.
• Traduzir a música ou parte dela.
• Partindo da tradução, com vocabulário dado, reescrever a música em inglês.
• Passar algum clipe e trabalhar tanto a letra da música, quanto com as cenas do clipe.
• Dar uma música e pedir para os grupos apresentarem de forma criativa: podem fazer dramatização, dança, ‘cover’, cartazes. Entregar a música em inglê e traduzida em Português.
• Dar uma música que estiver tocando nas rádios e aproveitar os alunos que tocam violão e outros instrumentos para cantar a música ao vivo.
• Completar as lacunas da música primeiro da maneira que eles entenderem, da maneira como são faladas, depois trabalhar a grafia correta dessas palavras.
• Dividir a turma em equipes, distribuir a cada aluno uma tira de papel contendo uma palavra ou expressão que apareça na música. Pedir a todos que fiquem de pé e toque a música. Ao ouvir sua palavra na música o aluno deverá sentar. O grupo que sentar todo primeiro ganha.
• Levar músicas que tenham versão em português e comparar a tradução da original com a versão.
• Selecionar um trecho de uma música. Embaralhar as palavras de sentenças completas. Pedir para o aluno reescrever as sentenças. Passar a música só para conferência ou tocar a música e ir parando de verso em verso trabalhando o ‘listening’, enquanto o aluno fixa a ordem correta das palavras.
• Substituir palavras por figuras e pedir para o aluno procurar no dicionário a palavra correspondente.
• Jogar Bingo. Escolher uma música grande e lenta, e principalmente de boa dicção. Passar no quadro 30 palavras ou expressões que estiverem na letra da música. Entregar uma cartela de bingo de 5 x 5. Pedir ao aluno que complete sua cartela escolhendo uma palavra para cada espaço entre as palavras dadas no quadro. Colocar a música. À medida que a música é tocada o aluno deve marcar a palavra que foi cantada e que estiver na sua cartela. O primeiro que completar a cartela ganha.
• Trabalhar tempos verbais. Selecionar uma música, retirar os verbos e pedir que os alunos completem os espaços com o passado do verbo dado.
• Repartir pedaços da música, colar pelas paredes da sala e dividir a sala em dois grupos. Ir tocando a música frase por frase. Cada vez que parar os alunos deverão pegar a frase correta e levar até o quadro.
• Repartir a música em frases. Dar uma frase pra cada aluno e à medida que a música toca, o aluno que está com aquele pedaço levanta e cola a frase no quadro.
• Corrigir palavras escritas erradas na música. Escrever uma palavra errada em cada verso de uma estrofe, por exemplo. Ao tocar a música o aluno deverá escrever corretamente a palavra.
• Pôr uma palavra a mais no verso ou em vários versos e pedir para o aluno riscar a palavra que não foi cantada.
• Escrever uma frase sem espaços entre as palavras e pedir para os alunos reescreverem a frase separando as palavras.
• Retirar frases das músicas e escrevê-las em tiras de papel. Cortar em 3 partes e as distribuir aleatoriamente aos alunos. Tocar a música. Cada aluno terá que procurar os outros dois para formar a música.
• Procurar na letra da música frases no imperativo. (ou outro assunto específico)
• Explorar a letra da música usando técnicas de leitura (prediction, skimming, scanning, cognates, typography...)

EXEMPLOS DE ATIVIDADES COM MÚSICAS
YOU'RE BEAUTIFUL – JAMES BLUNT
1) A técnica da correspondência de versos
A letra é apresentada em duas versões: na língua original (em versos numerados) e
na língua alvo (com versos seguidos de parênteses). A tarefa dos alunos será a de
fazer a correspondência dos versos nas duas línguas, a partir de "pistas" que eles
buscarão no próprio texto: palavras que eles já conhecem e termos cognatos (semelhantes nas duas línguas).

You're beautiful (Part I)
( ) My life is brilliant. (2x)
( ) My love is pure.
( ) I saw an angel.
( ) Of that I'm sure.
( ) She smiled at me on the subway.
( ) She was with another man.
( ) But I won't lose no sleep on that,
( ) 'Cause I've got a plan.
( ) You're beautiful. You're beautiful.
( ) You're beautiful, it's true.
( ) I saw your face in a crowded place,
( ) And I don't know what to do,
( ) 'Cause I'll never be with you.

1. Eu vi seu rosto num lugar cheio de gente
2. Você é bonita, é verdade.
3. Meu amor é puro.
4. E eu não sei o que fazer
5. Minha vida é ótima.
6. Você é bonita. Você é bonita.
7. Porque eu nunca estarei com você.
8. Eu vi um anjo.
9. Porque eu tenho um plano.
10. Ela estava com outro homem.
11. Disso eu tenho certeza.
12. Mas eu não vou perder o sono por isso
13. Ela sorriu pra mim no metrô.

2) A técnica da tradução "assistida"
Nesse tipo de atividade, os versos são traduzidos, mas lacunas são deixadas na
letra original. Os alunos vão completar, a partir da tradução, as palavras que estão
faltando. Depois, ao ouvir a música, eles irão confirmar se os seus palpites estavam
corretos.
Como o refrão já foi trabalhado na Parte I, nessa segunda parte ele aparece sem a
tradução.

You are beautiful (Part II)
Yeah, _______ caught my eye, Sim, ela chamou a minha atenção
As ________we walked on by. Quando nós passamos (um pelo outro)
She could see from my _________ that I was, Ela pode ver pela minha
cara que eu estava
Flying high, Voando alto
And I don't think that I'll _________ her again, E eu acho que não vou
vê-la de novo
But we shared a _____________ that will last till the __________.
Mas nós compartilhamos um momento que vai durar até o fim.
You're beautiful. You're beautiful
You're beautiful, it's true.
I saw your face in a crowded place,
And I don't know what to do,
'Cause I'll never be with you.
You're beautiful. You're beautiful. You're beautiful, it's true.
There must be an ___________ with a ___________ on her ___________,
Deve haver um anjo com um sorriso no rosto
When she thought up that I should be _________ you.
Quando pensou que eu deveria estar com você.
But it's ___________ to face the truth, Mas é hora de encarar a verdade,
I will ___________ be with you. Eu nunca estarei/ficarei com você.

3- A técnica da ênfase gramatical
Nesse caso, destaca-se na letra os aspectos gramaticais que estão sendo
trabalhados com os alunos no momento (no caso, o passado simples). Pede-se aos
alunos que completem as lacunas com o passado dos verbos indicados, e depois
toca-se o CD para que eles confiram se estavam certos. O significado da letra é
trabalhado posteriormente, com a ajuda do grupo.

"You're Beautiful"
Complete the lyrics with the past tense of the verbs in parenthesis

My life is brilliant. My love is pure.
I saw an angel. Of that I'm sure.
She ___________at me on the subway. (smile)
She ______ with another man. (be)
But I won't lose no sleep on that, 'Cause I've got a plan.
You're beautiful. You're beautiful. You're beautiful, it's true.
I ________ your face in a crowded place, (see)
And I don't know what to do, 'Cause I'll never be with you.
Yeah, she ____________my eye, (catch)
As we ____________ on by. (walk)
She _____________see from my face that I was flying high (can)
And I don't think that I'll see her again,
But we __________a moment that will last till the end. (share)
You're beautiful. You're beautiful. You're beautiful, it's true.
I saw your face in a crowded place, And I don't know what to do,
'Cause I'll never be with you.
You're beautiful. You're beautiful. You're beautiful, it's true.
There must be an angel with a smile on her face,
When she ___________ up that I should be with you. (think)
But it's time to face the truth, I will never be with you.

UGLY – JON BOM JOVI
Faça várias cópias da música e recorte-a conforme os trechos abaixo. Peça para os
alunos se agruparem em 5 e dê uma letra recortada para grupo para que eles
montem as partes ao ouvirem a música.

If you could see yourself the way I do | If you could see yourself like others do
You'd wish you were as beautiful as you| You'd wish you were as beautiful as you
I wish I was as beautiful as you

Ain't no rainbow in the sky | Put it in a frame for you to see
When you feel U.G.L.Y. | How beautiful you really are to me
And that's ugly, yeah, yeah, yeah

Ugly, Ugly | And I wish I was a camera sometimes
All of us just feel like that somedays| So, I could take your picture with my mind
Ain ́t no cure that you can buy

Ugly, Ugly | When you feel U.G.L.Y.
All of us just feel like that somedays| And that's ugly, ugly
Ain't no rainbow in the sky | yeah, yeah
All of us just feel like that somedays

If you're ugly, | So if you're ugly, I'm ugly too
I'm ugly too | If you're a nut then I must be a screw
In your eyes the sky's a different blue| If you could see yourself the way I do
You'd wish you were as beautiful as you

1. Leia a letra da música e responda:
a) Quais as frases construídas com a estrutura gramatical - verbo to be?
b) Quais os adjetivos que você encontrou no texto?
c) Quais os pronomes pessoais usados pelo autor da música?
d) Para quem ele escreve a música?
e) Liste as palavras parecidas com o português que você encontrou no texto.
f) Qual o significado do adjetivo “Ugly”?
g) Escreva em português, o que você entendeu da música.

MR PRESIDENT - PINK
1) Choose the correct word
1. Dear Mr. President,
2. Come take a TALK/WALK with me.
3. Let's pretend we're just two PEOPLE/ APPLE and
4. You're not MATTER/BETTER than me.
5. I'd like to ASK/TEST you some questions if we can speak honestly.

2) Number the correct sequence:
6. What do you feel when you see ( ) Before you go to sleep?
7. Who do you pray for at night ( ) Look in the mirror?
8. What do you feel when you ( ) All the homeless on the streets?
9. Are you proud? ( ) Você está orgulhoso?

Refrain
10. How do you sleep ( ) has no chance to say goodbye?
11. How do you dream when a mother ( ) look me in the eye?
12. How do you walk ( ) while the rest of us cry?
13. Can you even ( ) with your head held high?
14. And tell me why? ( ) E diga-me por quê?

4) Complete with the words that are in the box:
15. Dear Mr. President.
16. Were you a ......................boy?
17................ you a lonely boy? (2x)
18. Are you a lonely .....................? (2x)
19. How can you ...........................
20. No child is left...........................?
21. We're not dumb and we're not ..................
22. They're all .................... in your cells
23. While you pave the road to ..........................

SITTING – LONELY – BOY – BLIND – SAY – BEHIND – ARE - HELL

5) Correct the 6 wrong words:
24. What kind of mother would take his own daughter's rights away?
25. And what find of father might hate his own daughter if she were baby?
26. I can only marriage what the first lady has to pay
27. You've come a long way from risk and cocaine.

6) Refrain
28. How do you sleep while the rest of us cry?
29. How do you dream when a mother has no chance to say goodbye?
30. How do you walk with your head held high?
31. Can you even look me in the eye?

7) Number the correct sequence:
( ) Let me tell you 'bout hard work
( ) Let me tell you 'bout hard work
( ) Let me tell you 'bout hard work
( ) Let me tell you 'bout hard work
( ) Building a bed out of a cardboard box
( ) You don't know nothing 'bout hard work
( ) Rebuilding your house after the bombs took them away
( ) Hard work (3x)
( ) Minimum wage with a baby on the way
( ) Oh
( ) Hard work (3x)

43. How do you sleep at night?
44. How do you walk with your head held high?
45. Dear Mr. President,
46. You'd never take a walk with me.
47. Would you?

Esta canção foi escrita por Pink e Billymann. É uma carta aberta ao Presidente Bush
perguntando como ele se sente a respeito de várias questões polêmicas de seu
governo.

Transcreva a frase em que ela pergunta ao Presidente o que ele sente sobre:
* a guerra:
* os sem-teto:
* a proibição do aborto:
* a toxicodependência:
* a homossexualidade:

obs: Esta pergunta também serve para o vice-presidente Dick Cheney que não aceita os direitos dos gays quando sua própria filha é gay. Dependendo da reação da sala pode-se trabalhar também a música “I kissed a girl” de Katy Perry.

LESS - significa SEM; acrescentado a um substantivo cria um adjetivo.
Acrescente LESS e traduza as palavras

HOME – casa, lar / HOMELESS – sem lar (sem-teto)
MEANING – sentido, significado
TIME – tempo
USE – uso
SLEEP – sono
POWER – poder
TASTE – sabor
PAIN – dor
HOPE – esperança
END – fim
CARE – cuidado

Vamos treinar algumas perguntas usando HOW?
Como você dorme? How do you feel?
Como você sonha? How do you dream?
Como você anda? How do you walk?

Agora faça as perguntas usando os seguintes verbos: imagine, sit, look, say, sleep,
pray
Como você imagina?
Como você se senta?
Como você olha?
Como você fala?
Como você dorme?
Como você ora?

Now put these same questions in past tense using DID.
Answer the questions:
Who do you pray for?
Who do you call for?
Who do you sing for?
Who do you work for?
Who do you live for?

As contrações são muito usadas nas letras de música. Copie as que aparecem na
letra dessa música e escreva-as corretamente:
Ex: I ́d like – I would like = Eu gostaria

Quais os problemas que a cantora mostra ao Presidente quando diz que ele não
sabe o que é trabalho duro? Procure as respostas no exercício 7.

Vocês podem pegar a letra e a tradução no site: www.vagalume.com.br

FONTES:
- Grupo Troca de atividades de inglês do Google coletadas na Internet pela profª
Adriana Silva da Fonseca, professora de inglês do Colégio Estadual Barão de Aiuruoca em Barra Mansa e da Escola Estadual Rotary em Volta Redonda - RJ
- Grupo de troca de atividades de inglês do Google elaborada pela profa Susy Lima
- Artigo Científico: "A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA FORMAÇÃO DOS JOVENS E NO PROCESSO
DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA" - Autora: Dilmara Furlan de Faria / Orientadora: Professora Kilda Maria Prado Gimenez3

4 comentários:

  1. Olá,sou professora de Inglê e adoro música também,Achei seu blog muito bom.Peguei umas dicas e vou segui-lo. Espero a sua visitinha.

    ResponderExcluir
  2. AMEI SEU BLOG. ESPERO QUE VOCÊ NÃO SE IMPORTE DE EU TRABALHAR SUAS ATIVIDADES. sOU PROFESSORA DE INGLES E ESTAVA COM DIFICULDADE DE TRABALHAR MÚSICA COM MEUS ALUNOS.

    ABRAÇOS

    ELANE

    ResponderExcluir
  3. Gostei mais do símbolo do timão kkkk tb sou corinthiana ,eu tb sou professora de inglês e adorei o seu blog..estou numa nova fase,escola nova..e um desafio imenso pela frente....preciso de ajuda,beijos

    ResponderExcluir