Seguidores

sábado, 29 de maio de 2010

COPA DO MUNDO 2010 – África do Sul



O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de um campeão e, consequentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possui características específicas, sendo também permeado por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc.
O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul.
Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, pois eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver atividades envolvendo conteúdos curriculares, visto que o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura.

Objetivos Específicos
- Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas e etnias.
- Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
- Conhecer a história das copas.
- Identificar cada país e os dias que jogam.
- Respeitar e compreender o trabalho coletivo.
- Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo.

Período de Realização: Junho a Julho de 2010

► Observação: Usar o laboratório de informática sempre que possível.

Sugestões de Trabalho
- Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.

- Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.

- Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador. / Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino.

- Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira).

- Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos.
Pode-se pedir que os alunos definam racismo, preconceito e discriminação e criem situações dramatizando esses conceitos para os colegas.

- Peça aos seus alunos que tragam fotos de seus ídolos e montar um mural com essas imagens. Verificar se há negros, orientais e representantes de diversas etnias. Avaliar com a turma a porcentagem de ídolos brancos, negros e orientais. Quem tem mais destaque na TV?




FONTE:
http://cursoejaanapolis.files.wordpress.com/2010/01/projeto-copa-do-mundo-2010-eja.pdf
http://peganomeu.wordpress.com/2007/10/

2 comentários:

  1. Querida Keithy!!
    Seu projeto era toda idéia que eu precisava para trabalhar com meu grupo.
    Muito obrigada e parabéns pela idéia!!!

    ResponderExcluir
  2. fino fino quem fes pode crer ajudou no trampo da escola

    ResponderExcluir