Seguidores

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Usar piercings e tatuagens é pecado?



Hoje em dia usar piercings e tatuagens é muito mais um problema de saúde e maturidade do que de fé. Independentemente disto, dediquei um programa inteiro do Fé em Debate para discutir o tema que é bem pertinente na nossa sociedade. Afinal, usar piercings e tatuagens é pecado? Para condenar o uso, muita gente se vale desta citação bíblica: “Não comereis coisa alguma com o sangue; não usareis de encantamentos, nem de agouros. Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem desfigurareis os cantos da vossa barba. Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor” (Lev 16, 26-28).

Esta passagem, no entanto, precisa ser entendida dentro de um contexto histórico. Esse texto do Antigo Testamento tinha o propósito definido de dar uma identidade ao povo de Israel. Nós temos que lembrar que a fé cristã estava sendo formada naquele momento e havia muitos povos, muitas culturas. Um dos maiores símbolos judeus era exatamente a circuncisão, e este texto vem contra essa prática que se tornou o sinal da aliança. Dessa forma, esse trecho de Levítico possui um cunho de proibição moral e religiosa, que não pode ser levado ao pé da letra nos dias atuais. Inclusive, as tatuagens, naquela época, eram tão somente atos de protesto a Deus e ao mesmo tempo um sinal de idolatria.

Vamos ser sensatos: se todos os tatuados fossem para o inferno, imagine como seria.

Existem, por exemplo, os cristãos coptas que fazem uma tatuagem de cruz no punho. Na cultura deles essa tatuagem é um sinal de compromisso e de adesão, e não de idolatria.

Particularmente, eu não vejo piercings e tatuagens como algo pecaminoso, desde que não seja um cerimonial de idolatria ou uma revolta contra a religião. Também sou contra qualquer coisa que seja uma agressão ao corpo, pois isso é algo que fere a pessoa e consequentemente a Deus.

Piercings e tatuagens são adornos iguais aos brincos e maquiagens definitivas que as mulheres usam. A questão não é o uso por si só, e sim todo o significado daquele enfeite. Por que usar? Qual imagem a pessoa está procurando passar?

Os maiores opositores desse tipo de enfeite é que eles atentam contra a saúde do corpo e da alma, muitas vezes provocando a libido alheia. Outra coisa errada é esse negócio de tatuar a imagem de Jesus na canela ou cruzes pelo corpo. Isso é um desrespeito ao Sagrado.

Por outro lado, é preciso ter o discernimento no vestir, no se produzir. Sair parecendo uma árvore de natal demonstra um tipo de desequilíbrio, uma carência de atenção ou uma ostentação exagerada que vai contra os princípios de humildade e simplicidade cristãs. Os adornos exagerados podem causar uma atração ao pecado e ferir as virtudes da temperança e da moderação que nós cristãos temos que buscar incessantemente. Tudo o que temos e somos é de Deus, a nossa vida é algo valoroso. Temos que ter clareza em tudo o que fazemos, nem sempre o caminho mais fácil é o correto. Seguir Jesus é tomar sua cruz.

FONTE: Programa Fé em Debate - Pe. Reginaldo Manzotti, midia@padrereginaldomanzotti.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário