terça-feira, 25 de maio de 2010
"Gênio Indomável"
Quantas vezes passamos em nossas vidas de professores por alunos que nos deslumbram por sua incrível capacidade de compreender e acompanhar nossos raciocínios e reflexões nas mais diversas áreas do conhecimento? Tornam-se ainda mais instigantes para nós por estarmos diante de pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de aprofundar seus estudos como nós, como profissionais da educação, especializados em diversas matérias ou conteúdos pudemos fazer.
Essas pessoas muitas vezes são tão inteligentes que podem superar a capacidade de seus mestres e, por incrível que pareça, podem ter as mais diversas origens sociais. No entanto, a escola os trata como a todos os outros, não parece interessada em valorizar suas habilidades e suas potencialidades. Muitos professores acabam fechando suas portas a esses alunos por não saberem exatamente o que devem fazer em relação a eles.
Esses alunos, deveriam ter a seu alcance os recursos necessários para que pudessem desenvolver ainda mais suas capacidades e cheguem a reverter para a sociedade em que vivem, resultados de trabalhos que teriam sido capazes de realizar em vista desse incentivo a que teriam tido acesso.
O filme "Gênio Indomável", do diretor Gus Van Sant, estrelado por Robin Williams, Matt Damon e Ben Affleck, caminha na direção dessas primeiras reações, esperadas, dos mestres em relação a estudantes que podem constituir-se em ameaças a seu reinado, a sua estabilidade, a seu conhecimento por possuírem esse arsenal de habilidades guardadas dentro de si.
Tudo começa quando um notável mestre de uma conceituada instituição universitária norte-americana coloca no quadro um problema matemático que julga ser de impossível solução pelos alunos que freqüentam suas aulas. Constitui-se tal atividade num desafio impossível para os grupos com os quais esse educador está trabalhando, mas, quem sabe um deles pudesse, num grande esforço, solucioná-lo.
Alguns dias depois de ter apresentado o tal problema, o professor é surpreendido com a resposta anotada numa das lousas do corredor da universidade, assim como depara-se com a solução do problema equacionada em suas diversas etapas. Teve que capitular e, surpreso, passou a perguntar a todos pelo responsável pela solução do mesmo. Cria-se um ar de mistério pois ninguém se apresenta. Um novo problema, ainda mais difícil, é então disponibilizado para as salas e, para o espanto geral, dias depois, aparece resolvido anonimamente.
O que foi descoberto a seguir surpreendeu ainda mais ao professor e a todos que faziam parte dessa universidade, o autor foi um dos jovens responsáveis pela limpeza e manutenção do ambiente, uma pessoa que nem ao menos frequentava os cursos e que circulava pelo local como servente da instituição.
O personagem Will Hunting, interpretado por Matt Damon, tem no entanto, uma ficha das mais encrencadas, tratando-se de um jovem violento e problemático, proveniente de área suburbana e aparentemente mal-relacionado, mesmo assim, trata-se de um talento promissor, desses que não se acha em qualquer esquina, do tipo que tentamos fazer surgir em nossa labuta diária na sala de aula mas que, apesar de nossos esforços e do trabalho pesado de alguns de nossos alunos para atingir tal objetivo, não depende somente de suor ou de muitas horas debruçados sobre livros, fazendo contas, estudando conceitos (obviamente que, atitudes como essas são fundamentais para a formação e aperfeiçoamento de nossos alunos para que venham a se tornar profissionais de alto nível, no entanto, algumas pessoas parecem ter nascido para determinadas funções e, nenhum empecilho as parece derrubar de sua rota rumo ao sucesso).
O que fazer? Essa pergunta leva o professor universitário a buscar o auxílio de renomados psicólogos para resolver os dilemas de Will e, dessa forma, encaminhá-lo para uma brilhante carreira. O único que parece entendê-lo é Sean McGuire, mesmo Will tendo passado pelas mãos de pessoas mais estimadas ou consideradas que McGuire. O diálogo que se estabelece entre eles parece ser a possibilidade de resolução de problemas que se acumulam desde o passado do jovem. O desenlace da trama se dá por conta de opções que são apresentadas ao tal "gênio indomável" Will Hunting, suas escolhas, acertadas ou não, passam em boa parte, pelo entendimento com McGuire através de suas conversas.
De certa forma, podemos dizer que nossa melhor arma para encarar as dificuldades de relacionamento, seja com alunos que apresentam enorme potencial, seja com estudantes que tem baixo rendimento ou mesmo com aqueles que levam uma vida escolar regularizada, acaba sendo o bom e velho bate-papo, o diálogo sugerido no filme de Van Sant.
Quantos de nós parecemos ter perdido essa velha receita. Não custa nada tentar revê-la, ela ainda pode render grandes dividendos para todos.
Ficha Técnica:
Gênio Indomável - (Good Will Hunting)
País/Ano de produção: EUA, 1997
Duração/Gênero: 116 min., drama
Direção de Gus Van Sant
Elenco: Robin Williams, Matt Damon, Ben Affleck e Minnie Driver.
Links:
-http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=916
- http://www.adorocinema.com/filmes/genio-indomavel/genio-indomavel.htm
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