Seguidores

terça-feira, 25 de maio de 2010

"Legalmente Loira"



Acredito que haverão pessoas que ainda sentirão repulsa ao darem de cara com o pôster de Legalmente Loira, tendo a enganosa ideia de se tratar apenas de mais uma bobagem para adolescentes. Tolice. Apesar de realmente ter tal público como alvo principal, a verdade é que o filme vai mais além, permite diferentes leituras e, por seu aspecto "frágil", dará a falsa impressão de inutilidade. Quem for ingênuo o bastante para não perceber o tom satírico do filme, não aproveitará os agradabilíssimos momentos de prazer que ela proporciona. E não é possível que ninguém notará tal posicionamento - a começar pelo título!

Logo no início de Legalmente Loira, as cores (ou melhor, a cor) se definem, e o filme já diz a que veio: brincar com todo aquele estereótipo preconceituoso de "loira burra". Se o filme defende ou escracha ainda mais os que se encaixam neste panorama, fica a critério de cada um. Elle Woods é uma patricinha apaixonada por seu namorado Warren. Certo dia vai jantar em um restaurante a convite do rapaz, crente que receberá um pedido de noivado. A euforia dá lugar ao choro, quando ele dá a notícia de que quer o término do relacionamento, pois, em breve, cursará Direito em Harvard, e presume que a relação não será boa para seu futuro profissional. A partir daquele momento, precisaria de uma mulher mais séria a seu lado.

Arrasada, a garota entra em estado de depressão chocólatra, até ter uma brilhante ideia: tentar o exame para entrar em Harvard, provando a todos seu valor e, de quebra, conseguindo seu namorado de volta. E ela consegue. Ao chegar lá, o contraste é inevitável. Em meio a sérios estudantes vestidos com roupas casuais, chega Elle, toda espalhafatosa, desfilando butiques com seu inseparável cachorrinho, sempre com um sorriso no rosto. Determinada, enfrenta o deboche de toda a comunidade de ensino, piorado com o desgosto de Vivian, atual namorada de Warren. Com o tempo, mostrará que não está para brincadeiras, apoiada ainda por Emmet, um aluno mais experiente.

O final? Bem, assistindo à meia-hora de produção, todos já terão uma bela noção de como será. Mas, Legalmente Loira veio para dar um banho em inteligência. Leve, divertido e com piadas fenomenais, ainda acerta em cheio na parte crítica, num mundo no qual manicures também atuam como psicólogas, convivendo com pessoas limitadas pelas próprias imposições que lhes foram atribuídas.

Legalmente Loira - (Legally Blonde, EUA, 2001)
De Robert Luketic.
Elenco: Reese Witherspoon, Luke Wilson, Selma Blair, Matthew Davis, Ali Larter, Jennifer Coolidge, Victor Garber.
Duração/gênero: 96 min./ comédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário