Seguidores

sábado, 29 de maio de 2010

ARTE



Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes. O Brasil vive um momento de grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.

Sugestões de atividades:

- Análise dos mascotes das Copas, que retratam os países-sedes. Criação de um para representar o Brasil.



- Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas.

Neste site você encontra os brasões, podem ser copiados e salvos no pen drive, e após a apresentação aos alunos, poderá pedir para criarem um brasão para o time da cidade/escola etc...

http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2010/fotos/0,,OI124632-EI14416,00-Confira+os+escudos+dos+paises+da+Copa+do+Mundo.html



- Pesquisa de obras artísticas sobre o futebol (Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores, retratou um grupo de meninos disputando pelada em sua cidade natal "Futebol em Brodósqui").



A tela acima, intitulada “Futebol”, foi pintada pelo artista brasileiro Cândido Portinari (1903-1962), um apaixonado por esse esporte. Em sua infância, não perdia nenhuma pelada em Brodósqui, cidade do interior de São Paulo, onde nasceu.

- Colorir ou fazer colagem utilizando a Taça:


- Imagem oficial da FIFA



- Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.


- Coreografia usando os passos da Diski Dance

É… A moda chegou ao Brasil no ritmo da Copa do mundo deste ano!
E por que não levarmos para a sala de aula?

O Que? Você nunca ouviu falar da “Diski Dance”?

No extremo Sul da África, uma cidade chamada: Cidade do Cabo (A peninsula do Cabo do Mundo), contraria a sua situação periférica com uma inovação que atrai visitantes de toda parte do mundo, o “Diskidance”, a dança oficial da Copa do Mundo da África do Sul. O Diskidance, em um dialeto africano, significa “futebol” e os passos são inspirados nas jogadas, inclusive curiosamente a famosa pedalada criada pelo jogador de futebol brasileiro Robinho, que jogou no Real Madrid, e que joga atualmente no Santos F.C.,esta inserida nos passos dos africanos.
Um dos movimentos do Diskidance é inspirado na Table Mountain (Montanha da Mesa), que fica na Cidade do Cabo.

Como é super simples de aprender, a dança virou moda no Brasil… Tem muita Gente Aprendendo aos poucos. Ninguém quer ficar de fora na COPA, não é? Enfim, vamos aos Vídeos.









- Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com o lugar que foram construídos.
- A Bandeira Brasileira - As bandeiras dos países que estão sediando a Copa - As bandeiras dos demais países







- Música de copas anteriores.

Pra Frente Brasil (Copa De 1970) Hinos Composição: Miguel Gustavo

Noventa milhões em ação,
Pra frente Brasil,
Do meu coração...
Todos juntos vamos,
Pra frente Brasil,
Salve a Seleção!
De repente
É aquela corrente pra frente,
Parece que todo o Brasil deu a mão...
Todos ligados na mesma emoção...
Tudo é um só coração!
Todos juntos vamos,
Pra frente Brasil!
Brasil !
Salve a Seleção!!!




- músicas que abordam o tema futebol (É Uma Partida de Futebol – Skank)

É Uma Partida De Futebol - Skank (Composição: Samuel Rosa E Nando Reis)
Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?
A bandeira no estádio é um estandarte
A flâmula pendurada na parede do quarto
O distintivo na camisa do uniforme
Que coisa linda é uma partida de futebol
Posso morrer pelo meu time
Se ele perder, que dor, imenso crime
Posso chorar, se ele não ganhar
Mas se ele ganha, não adianta
Não há garganta que não pare de berrar
A chuteira veste o pé descalço
O tapete da realeza é verde
Olhando para bola eu vejo o sol
Está rolando agora, é uma partida de futebol
O meio-campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante
Que emocionante, é uma partida de futebol
O meu goleiro é um homem de elástico
Os dois zagueiros tem a chave do cadeado
Os laterais fecham a defesa
Mas que beleza é uma partida de futebol
Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?
O meio-campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante,
Que emocionante é uma partida de futebol !
Utêrêrêrê, utêrêrêrê, utêrêrêrê, utêrêrêrê



MASCOTES
A FIFA apresentou ao mundo o Mascote da Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. O nome dele é Zakumi, um leopardo gracinha que simboliza o povo, a geografia e o espírito sul- africanos. O nome tem uma razão de ser: “ZA” quer dizer África do Sul na língua local, e “Kumi” é o número 10 em vários dialetos africanos. O Mascote foi criado por Andries Odendaal, nascido na Cidade do Cabo. Olha que figura:




Os mascotes das Copas do Mundo Desde a Copa do Mundo de 1966, cada Copa do Mundo de Futebol contou com um mascote. Este personagem serve para divulgar e representar de forma divertida e até informativa o grande evento de futebol mundial. Geralmente ele representa um ou mais aspectos importantes da cultura do país sede. Os mascotes estão em qualquer evento de grande porte, a Copa do Mundo não poderia ser diferente. A Copa do Mundo é um evento visto com bilhões de pessoas e que envolve bilhões de dólares. Você sabe a origem da palavra mascote? Na década de 1860 a palavra provençal "masco" foi utilizada para o que é definido hoje como mascote. Os mascotes se tornaram no século XX um poderoso instrumento para impulsionar as vendas de produtos relativas aos eventos e para caracterizá-los.
O primeiro mascote de Copa do Mundo foi o leão Willie. Curiosamente os alemães adotaram este ano um leão, o Goleo VI. Willie apareceu inclusive no pôster oficial da Copa do Mundo da Inglaterra com sua camisa com a bandeira do Reino Unido, a Union Jack. Willie é considerado o mascote mais famosa de todas as Copas do Mundo. Os anos 1970 foram marcados pela humanização dos mascotes nas Copas do Mundo.
No México em 1970 o mascote escolhida foi Juanito, um menino com características caucasianas com um sombreiro e uma bola.
Em 1974 os mascotes foram à dupla Tip e Tap, dois meninos com o uniforme da seleção da Alemanha Ocidental. Um tinha as iniciais de Copa do Mundo em alemão (WM - Weltmeisterschaft) numa camisa e o outro o ano da copa (74).
Em 1978, Gauchito foi o escolhido para a Copa da Argentina. Novamente um menino com a camisa da seleção local e características regionais. Os anos 1980 mudaram a concepção de mascotes. Uma laranja e uma pimenta com sombreiro foram os mascotes da década.
Em 1982, Naranjito foi à primeira fruta como mascote em Copas do Mundo. A laranja com a camisa da seleção espanhola fez muito sucesso por ser simples. Além de estar estampada em vários produtos da Copa a laranjinha da Copa protagonizou uma série de desenhos animados na televisão espanhola. No revival dos anos 1980 Naranjito aparece com um dos símbolos dos anos 80.
O estranho Pique foi o mascote escolhida para a Copa do México de 1986. Pique era uma pimenta com bigode vestida com as cores da seleção local e um típico sombreiro mexicano.
Em 1990 tentaram criar um mascote diferente para a Copa da Itália. Ciao talvez seja o mascote mais bizarra de todas as Copas do Mundo. Ciao é um boneco tricolor simulando um jogador de futebol. Além das bandeiras da Itália por todo o seu corpo, Ciao tinha uma bola de futebol na cabeça. Apesar disso, Ciao fez muito sucesso na época também.
O cão Striker foi escolhido como mascote para a Copa de 1994 dos Estados Unidos. Striker vestia-se com as cores da bandeira dos EUA.
Em 1998 os franceses optaram pelo galo Footix. O galo é o símbolo do país e Footix era um Galo azul, cor da camisa da seleção francesa. Nos anos 90 foi intensificada a utilização dos mascotes em diversos materiais promocionais, sem contar na divulgação do evento em cartões telefônicos, selos e todos os tipos de peças para promover a Copa do Mundo.
Seguindo uma tendência de ter mais de um mascote por evento dos anos 1990, a Copa da Coréia teve os estranhos Ato, Nik e Kaz. Seria natural que a primeira Copa do Mundo em dois países diferentes tivesse mesmo dois mascotes.
O mascote da Copa de 2006 é o leão Goleo VI. Um leão de 2 metros e 30 centímetros de altura e 18 anos. Goleo veste a camisa 06 da Alemanha em referência ao ano da Copa e tem a companhia de Pille, uma bola falante. Ao contrário dos outros mascotes Goleo VI não é um desenho.
A estratégia de mais mascotes por evento aumenta as vendas de produtos, mas dificulta a lembrança do evento.

Os mascotes das copas


1. Copa da Inglaterra de1966 - Willie, um leão.
2. Copa do México de 1970 - Juanito, um garoto com sombreiro.
3. Copa da Alemanha Ocidental de 1974 - Tip e Tap, dois jovens.
4. Copa da Argentina de 1978 - Gauchito, um menino.
5. Copa da Espanha de 1982- Naranjito, uma laranja
6. Copa do México de 1986 - Pique, uma pimenta
7. Copa da Itália de 1990- Ciao, um boneco
8. Copa dos EUA de 1994 - Striker, um cachorro
9. Copa da França de1998 - Footix, um galo
10. Copa da Coréia do Sul e Japão de 2002 - Ato, Kaz e Nik, criaturas do futuro
11. Copa da Alemanha de 2006 - Goleo VI e Pille, um leão e uma bola falante
12. Copa da África do Sul de 2010 - Kazumi, um leopardo





CAPA PARA O PROJETO






FERAS DO MUNDIAL DO BLOG DA GLOBO.COM











FONTES:
http://colunas.globoesporte.com/ferasdomundial/category/como-fazer/
http://cursoejaanapolis.files.wordpress.com/2010/01/projeto-copa-do-mundo-2010-eja.pdf
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-parte-reportagem-capa-copa-mundo-427101.shtml
http://www.acordacultura.org.br/

Um comentário: