Segundo o Dicionário Aurélio, parlendas são rimas infantis que fazem parte das brincadeiras de crianças no quintal e na rua. Mas o que este repertório possui de tão especial para ter invadido as escolas já há alguns anos? Como fazem parte do mundo dos jogos, são rimados, divertem e são fáceis de memorizar, estes textos, junto com os trava-línguas, tornaram-se objetos de brincadeira e de trabalho de muitos professores, além de contribuir para manter vivo um repertório que faz parte da cultura popular da infância, pois em todos os cantos do Brasil as crianças, em diferentes épocas, usam as parlendas e os trava-línguas em suas brincadeiras. Muitos professores então, sabiamente, passaram a usá-los na escola para propostas interessantes, envolventes e divertidas de leitura, escrita e comunicação oral.
quarta-feira, 11 de abril de 2012
Sequência Didática - Parlendas
Justificativa:
Segundo o Dicionário Aurélio, parlendas são rimas infantis que fazem parte das brincadeiras de crianças no quintal e na rua. Mas o que este repertório possui de tão especial para ter invadido as escolas já há alguns anos? Como fazem parte do mundo dos jogos, são rimados, divertem e são fáceis de memorizar, estes textos, junto com os trava-línguas, tornaram-se objetos de brincadeira e de trabalho de muitos professores, além de contribuir para manter vivo um repertório que faz parte da cultura popular da infância, pois em todos os cantos do Brasil as crianças, em diferentes épocas, usam as parlendas e os trava-línguas em suas brincadeiras. Muitos professores então, sabiamente, passaram a usá-los na escola para propostas interessantes, envolventes e divertidas de leitura, escrita e comunicação oral.
Permitir conhecer e seguir diferentes gêneros textuais e aprimorar a capacidade de criação e leitura além de incentivar o trabalho em equipe.
- Leitura, cópia, ilustrações, e brincadeiras.
· Conversa informal sobre parlendas; ( o que é?)
· Revisão e reescrita;
· Trocando textos; (Ampliação do repertório)
· Brincadeiras;
· Verificar a real contribuição do trabalho em grupo: os que tem mais facilidade contribuíram para a evolução dos que apresentavam maior dificuldade?
Segundo o Dicionário Aurélio, parlendas são rimas infantis que fazem parte das brincadeiras de crianças no quintal e na rua. Mas o que este repertório possui de tão especial para ter invadido as escolas já há alguns anos? Como fazem parte do mundo dos jogos, são rimados, divertem e são fáceis de memorizar, estes textos, junto com os trava-línguas, tornaram-se objetos de brincadeira e de trabalho de muitos professores, além de contribuir para manter vivo um repertório que faz parte da cultura popular da infância, pois em todos os cantos do Brasil as crianças, em diferentes épocas, usam as parlendas e os trava-línguas em suas brincadeiras. Muitos professores então, sabiamente, passaram a usá-los na escola para propostas interessantes, envolventes e divertidas de leitura, escrita e comunicação oral.
Permitir conhecer e seguir diferentes gêneros textuais e aprimorar a capacidade de criação e leitura além de incentivar o trabalho em equipe.
- Leitura, cópia, ilustrações, e brincadeiras.
· Conversa informal sobre parlendas; ( o que é?)
· Revisão e reescrita;
· Trocando textos; (Ampliação do repertório)
· Brincadeiras;
· Verificar a real contribuição do trabalho em grupo: os que tem mais facilidade contribuíram para a evolução dos que apresentavam maior dificuldade?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário