Seguidores

sexta-feira, 10 de junho de 2011

10 de junho - DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA


O dia 10 de junho foi escolhido para comemorar o Dia da Língua Portuguesa porque nesta data é lembrada a morte de um dos maiores poetas do Renascimento Português, Luís Vaz de Camões, escritor dos Lusíadas.

Por ser a nossa língua nosso patrimônio comum, nossa matéria prima para literatura e poesia, nossa grande herança herdada dos portugueses quando aqui chegaram em 1500, que é preciso comemorá-la. É necessário ressaltar, ainda, que ela originou-se do Latim vulgar (o latim falado) que os romanos introduziram na Lusitânia, região situada ao norte da Península Ibérica, a partir de 218 a.C.

Segundo a ONU, o português é falado atualmente por pelo menos 235 milhões de pessoas como primeira língua em oito países que vão das Américas à Ásia. Além disso, muitos falantes do português vivem fora dos países lusófonos em nações da Europa e nos Estados Unidos. É a língua oficial de países como: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe e, ainda, Timor-Leste após sua independência. Informações sobre esses países lusófonos são encontradas no link abaixo: http://www.girafamania.com.br/girafas/lingua_portugues.html

Apesar de ser uma língua falada por muitas pessoas, apresentava duas ortografias que a limitavam à dinâmica do idioma, criando obstáculos para a forma escrita. Para acabar com isso, foi criado o Acordo Ortográfico, que é um projeto de texto de ortografia unificada da língua portuguesa. No Acordo, foi adotado um critério fonético, isto é, a ortografia das palavras é alterada no sentido de aproximá-las à forma falada. Este entrará em vigor no ano que vem e o nosso país será o primeiro a adotar oficialmente a nova grafia. Os Portais Conexão Professor e Conexão Aluno trazem informações sobre o Acordo.

Para conhecermos a diversidade da língua portuguesa, está sediado em São Paulo o Museu da Língua Portuguesa, também chamado Estação Luz da Nossa Língua. Encontramos informações detalhadas sobre esse maravilhoso espaço no link abaixo:
http://www.museulinguaportuguesa.org.br/museudalinguaportuguesa/apresentacao_digital/apresentacao_mlp.html

Sugestão de atividades:

A comemoração do Dia da Língua Portuguesa é um momento propício para os professores promoverem a leitura no espaço escolar. Usando a sua criatividade no desenvolvimento de ações pedagógicas integradas, poderá ser explorada a riqueza da nossa língua em diferentes áreas de conhecimento. É o momento de incentivo à leitura para possibilitar ao aluno desenvolver sua sensibilidade e seu gosto, como também ampliar sua maneira de ver e entender o mundo em que vive.

Atividades como projeção de filmes brasileiros para que o educando seja instigado a explorar o vocabulário e as estruturas gramaticais através das falas dos personagens, farão com que ele aprenda não só as formas lexicais e verbais como também a ouvir e identificar expressões e frases conhecidas por ele no seu cotidiano.

Outra atividade seria a formação de rodas de leitura com livros das diferentes áreas. Cada roda, composta por um determinado número de alunos, ficaria encarregada de apresentar para as outras, verbalmente, o tipo de texto (gênero) escolhido e o porquê da escolha. Esta atividade proporciona aos educandos realizarem a leitura de diferentes gêneros e exporem oralmente utilizando-se de discurso argumentativo de tomada de posição em relação ao texto escolhido.

Outra atividade proposta consiste em pedir aos alunos para que selecionem notícias e manchetes de jornais, revistas para criação de textos teatrais que poderão ser encenados por eles próprios na comunidade escolar. Os alunos tomarão consciência da transformação de um texto verbal em visual e poderão tecer informações sobre o mesmo.

Outra proposta seria trabalhar poesias de autores brasileiros e portugueses sem se preocupar, no primeiro momento, em estudar os seus aspectos formais. Os alunos selecionariam textos poéticos e os afixariam nos murais da escola ou em cartazes na sala de aula. Já seria uma maneira de seduzi-los à apreciação da leitura de poesias.

Nos links abaixo são encontradas reflexões e propostas de atividades para promover a leitura na sala de aula, ou melhor, no espaço escolar.

http://www.edukbr.com.br/celeirodeprojetos/ativ_poesia.htm
http://www.moderna.com.br/moderna/caixamagica/atividades/ativi_poesia/
http://www.ibilce.unesp.br/teia2007/aula10_11giseli.doc

São inúmeras propostas que podem ser realizadas no espaço escolar, privilegiando o fortalecimento do hábito da leitura. O incentivo do professor para este ato contribuirá para que a leitura ganhe seu papel de destaque no espaço escolar e venha auxiliar na formação do conhecimento do aluno para que este seja um cidadão crítico e consciente de seus direitos e deveres, leitores e escritores, ativos e pensantes.

FONTE:
http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/educacao-noticia-detalhe.asp?EditeCodigoDaPagina=731

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário