Seguidores

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Trabalhando vocabulário com curtas sem diálogos

Filmes curtos e sem diálogos, como "The black Hole", podem ser uma excelente maneira de trabalhar com vídeos em sala de aula.
Como estes videos não contém detalhes, eles podem ser usados em aulas de qualquer língua estrangeira. As atividades podem ter dois níveis de dificuldade e serem apresentadas individualmente ou em conjunto.

1) Atividade mais fácil: Mostrar o vídeo e depois fazer perguntas para testar a memória dos alunos para detalhes. O objetivo é, também, apresentar ou revisar vocabulário. No caso do vídeo citado acima, possíveis perguntas seriam:

a)What color tie is the man wearing? (Qual a cor da gravata que o homem está usando?)

b)Does he have straight or curly hair? (Ele tem cabelo crespo ou liso?)

c)Can you name at least three other objects which can be seen in the room besides the copier? (VocÊ poderia dar o nome de três objetos que podem sr vistos na sala além da copiadora?)

d)What is the first object he accidently throws into the back hole? (Qual o primeiro objeto que ele acidentalmente jogano buraco negro?)

e)What does he get from the vending machine? (O que ele tira da máquina de vender?)

f)What is there outside the door which leads to the safe? (O que há do lado de fora da portaque leva ao cofre?)

g)What is the door knob like? (Como é a maçaneta?)

h)What is there next to the safe? (O que há ao lado do cofre?)

i)What color is the paper which ties the money stacks together? (Que cor é o papel que segura as notas juntas?)


2)Atividade mais difícil: Pedir aos alunos que transcrevam em palavras a história que o vídeo conta, inclusive com a moral.

Variação: Antes de mostrar o vídeo, diga aos alunos que prestem atenção aos detalhes do que irão assistir, pois eles terão de fazer perguntas (individualmente ou em grupo, dependendo do tamanho da turma) para os outros alunos/grupos. Deixe claro que as perguntas não serão sobre o enredo da história, mas sobre detalhes sobre a sala onde ocorre a história ou seu(s) personagem(s).

Uma outra história curta, muito adequada para a época do Dia dos Namorados, é "Post-it Love".

Veja os vídeos abaixo:





FONTES:
http://www.youtube.com.br
http://www.linguaestrangeira.pro.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário