1. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA CULINÁRIA AFRICANA NA DIETA BRASILEIRA
a) Português e Literatura: Levantamento do léxico relacionado aos hábitos
alimentícios e pratos típicos; os professores poderão incentivar o estudo e a
pesquisa lexical dos ingredientes e pratos utilizados na culinária com
intervenção africana, dos nomes e suas origens africanas; construção de
cadernos de receitas de comidas e bebidas típicas com ilustrações e também a
confecção de cartazes pelos alunos a serem expostos nos refeitórios; feijoada,
quiabo, canjica, abará, bobó de camarão, xinxim de galinha, aluá, broa,
acarajé, acaçá são algumas sugestões.
b) Biologia e Química: Estudo
dos alimentos de origem africana mais consumidos e de seus efeitos no
organismo; confecção de cartazes, com os resultados, pelos alunos a serem
expostos nos refeitório ( Estudo das proteínas, carboidratos, lipídios, minerais
etc, presentes nesses alimentos e sua importância.
c) História: processo
de incorporação dos alimentos africanos e afro-brasileiros pela população em
geral.
d) Geografia: à
margem do tráfico: sementes e mudas trazidas da África para o Brasil e suas
adaptações ao solo tropical.
e) Física: Os
óleos vegetais africanos e a primeira revolução industrial.
f) Inglês: Incorporação
do vocabulário africano no léxico de Língua Inglesa.
g) Como atividade geral, a escola poderá servir no almoço
um prático típico afro-brasileiro, decorando o refeitório com os cartazes etc.
2. ESTUDO DO CONTO “PAI CONTRA MÃE”, DE MACHADO DE ASSIS
a) Português e Literatura: Estudo do autor sob o ponto de vista da sua representação
como autor afro-brasileiro e sua inserção nas questões relacionadas à
escravidão.
Estudo do conto sob a perspectiva das estratégias
discursivas de Machado para tratar de temas polêmicos como o que aparece em
“Pai contra mãe”.
Sites:
http://babilonia.ulusofona.pt/arquivo/revista_4/pdf_rev4/Dossier_rita_neves.pdf
No site, prof. portuguesa destaca a ironia e ambivalência
presentes no conto machadiano–análise muito interessante que recupera a não
casualidade do personagem principal do conto se chamar Cândido, como um oposto
do Cândido de Voltaire.
http://www.ucm.es/info/especulo/numero38/paimae.html
No site, uma análise sucinta do conto que destaca o
engajamento social de Machado.
http://www.osfilmes.com.br/cronicamente/materias/estado4.htm
Site da Revista de História da Biblioteca Nacional –
volume de maio de 2008 traz artigo do prof. José Américo Miranda sobre poema
escrito por Machado para as comemorações da Abolição.
http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=1591
http://www.freud-lacan.com/articles/article.php?url_article=lpdealencastro141105
Pai Contra Mãe, de Machado de Assis
www.dominiopublico.gov.br
b) Química, Biologia e História: Saberes empíricos: estratégias abortivas utilizadas pelas
escravas. Plantas abortivas utilizadas pelos escravos: origens e difusão.
Efeito da pressão, do terror e do medo de Arminda e suas interferências no
aborto. Expectativas de sobrevivência das crianças escravas e os cemitérios dos
anjinhos descritos pelos viajantes. Composição química de algumas plantas
abortivas.
c) Geografia: descrição
dos espaços do Rio de Janeiro como estratégia discursiva da ironia de Machado
na denúncia dos horrores da escravidão.
d) Como atividade geral, a escola poderá projetar, depois
do almoço, o filme Quanto Vale ou é por quilo?
Atividades que podem ser exibidas durante o intervalo ou
no início das
aulas, pela manhã e pela tarde, ou ainda serem expostas
permanentemente durante a semana do evento.
a) Colocar músicas afro-brasileiras cujas temáticas
contemplem uma reflexão sobre a temática em questão. Sugere-se que essas
músicas sejam colocadas nos 15 minutos que antecedem o início das aulas pela
manhã, durante o horário de recreio/intervalo, e no horário de saída.
b) Projeção de filmes cujas temáticas possam suscitar
reflexão. No anexo 3 apresentamos a relação de alguns filmes com uma pequena
sinopse.
c) Convidar, conforme a demanda e a oferta local,
palestrantes, poetas, grupos de dança, grupos de capoeira, grupos de percussão
e outros para se apresentarem durante o intervalo.
d) Inaugurar a estante temática de africanidades.
e) Fazer o plantio de uma árvore africana importante no
Brasil, de acordo com as conveniências do Campus ou fazer a criação de um vaso
ou jardim temático com plantas africanas que podem ser as plantas medicinais ou
ornamentais, ou ainda as utilizadas em rituais.
f) Fazer exposição de trabalhos de alunos nos espaços
adequados para isso, dando visibilidade às discussões feitas em sala de aula.
g) Propor levantamento de contextos relativos à
permanência do negro na sociedade brasileira, na comunidade em que está
inserido o campus, de acordo com as possibilidades locais, para serem feitas
exposições.
EXIBIÇÃO DE FILMES/DOCUMENTÁRIOS
Sugestões
Amistad
Direção: Steven Spielberg. Drama, EUA. 1897. (154 min)
Baseado em uma história real, o filme conta a viagem de
escravos africanos que se apoderam de um navio onde estavam aprisionados e
tentam retornar à terra natal.
Conhecedores da orientação lunar para navegação
conseguiram prevalecer. Infelizmente, o navio é capturado e eles são levados
para os EUA, onde aguardam um julgamento por crime e assassinato que termina
por questionar o sistema judicial americano. Mas, para aqueles homens e
mulheres sob julgamento, a sua luta maior é pelo direito do ser humano à
liberdade.
As filhas do Vento
Direção: Joel Zito Araújo. Drama. Brasil. 2004 (85 min.),
DVD, color.
O filme aborda temas pertinentes ás mulheres de qualquer
parte do mundo, mas em uma pequena cidade do interior do Brasil. Em uma
brilhante peça ficcional, de cunho político e social, o diretor substitui os
tradicionais papéis estereotipados (comumente interpretados por atores negros e
atrizes negras nas telenovelas brasileiras), por uma rica e multifacetada
construção de personagens, mesmo quando habilmente emprega diversos recursos da
dramaturgia da novela para se comunicar com grandes audiências.
Ganga Zumba:
Direção: Cacá Diegues. Drama. 1964. (92 min.), VHS, color
O filme começa num engenho de cana-de-açucar, no nordeste
brasileiro, entre os séculos XVI e XVII. Inspirados pelo Quilombo de Palmares,
uma comunidade de negros fugidos da escravidão situados na Serra da Barriga,
alguns escravos tramam fugir para lá. Entre eles, se encontra o jovem Ganga
Zumba, futuro líder daquela república revolucionária, a primeira de toda a
América.
Hotel Ruanda
Direção: George Terry. Cine biografia. EUA. 2004.
(122min.), DVD, color.
Ruanda é um país localizado na porção sul do continente
(África Meridional ou Subsaariana).
O filme aborda a história real de um gerente de hotel,
que abrigou centenas
de pessoas refugiadas, durante os conflitos ocorridos
entre as etnias hutu e tutsi no ano de 1994.
Atlântico Negro - Na Rota dos Orixás
Direção: Renato Barbieri. Itaú Cultural, 1988. (52 min.),
VHS, color
Apresenta a grande influência africana na religiosidade
brasileira. Mostra a origem de as raízes da cultura jêje-nagô em terreiros de
Salvador, que virou candomblé, e do Maranhão, onde a mesma influência gerou o
Tambor de Minas. Um dos momentos mais impressionantes deste documentário é o
encontro de descendentes de escravos baianos que moram em Benin, um país
africano desconhecido para a maioria do brasileiros, mantendo tradições do
século passado.
O Jardineiro Fiel
Direção: Fernando Meireles. Suspense. EUA. 2005
(125min.), DVD, color
Retrata o cenário de horror mascarado de diplomacia
inglesa, no qual pretensos “deuses” brincam com vidas humanas no continente
africano. O filme mostra que a vida dos africanos não vale nada para o mundo
ocidental, são feitos cobaias da indústria famacêutica. Trocam suas vidas por
uma “ajuda”. Medicamentos para AIDS, tuberculose e doenças que assolam o mundo
são testados neles, sem um mínimo de humanidade e ética O filme é permeado por
uma história de amor, mas o grande tema é o que a indústria farmacêutica faz
com essa população.
Quanto Vale ou é Por Quilo?
Direção: Sérgio Bianchi. Drama. Brasil, 2005. (88min),
DVD, color
O filme alerta para questões que parecem ter ficado no
passado, mas que ainda existem atualmente, como a luta pelos direitos
democráticos, a discriminação contra negros e pobres, o desrespeito, a lavagem
de dinheiro, a corrupção, dentre outros.
O que mudou foi a roupagem, o opressor é o mesmo. Sendo
assim, este é um excelente filme para ser trabalhado em sala de aula,
possibilitará o desenvolvimento crítico e reflexivo dos alunos.
Quilombo
Direção: Cacá de Diegues. Aventura. Brasil. 1984 (119 min),
VHS. color
No período escravocrata, os africanos trazidos pelos
portugueses para o trabalho escravo nas plantações de cana-de-açúcar, que não
suportavam os maus tratos dos senhores, quando possível fugiam para o interior
do país e se organizavam em comunidades.
A mais famosa foi o Quilombo dos Palmares, cuja história
é contada nesse filme. Nesse Quilombo não havia somente negros fugitivos, a
eles se juntaram também os índios e os brancos que eram perseguidos ou estavam
insatisfeitos com a vida que levavam.
Uma Onda no Ar
Direção: Helvécio Ratton. Drama. Brasil, 2002. (92min.), DVD,
color.
Quatro jovens amigos que vivem em uma favela de Belo
Horizonte tem um sonho: criar uma radia que dê voz às pessoas do local onde
vivem. Eles conseguem realizar este sonho. Nasce a Rádio Favela, que conquista
os moradores locais, por dar voz aos excluídos, mesmo operando na ilegalidade.
O filme retrata também a vulnerabilidade social de sujeitos que mesmo
marginalizados são protagonistas de uma “revolução” em comunicação.
Vista a Minha Pele
Direção: Joel Zito Araújo. Ficção, 2003 (15min), VHS,
color.
Nessa história invertida que se passa com adolescentes na
faixa etária de 12 a 16 anos, os negros pertencem a grupos sociais e culturais
dominantes e os brancos foram escravizados e são estereotipados. Os países
pobres são Alemanha e Inglaterra, enquanto os países ricos são, por exemplo,
África do Sul e Moçambique. O vídeo serve de material básico para discussão
sobre discriminação, racismo e preconceito em sala de aula e na sociedade em
geral.
Onde encontrar estes filmes e outros? Sugiro:
> Em locadoras comerciais e alternativas.
> No Portal Curtas da Petrobrás - www.portacurtas.com.br
> Centro de Referência Audiovisual – CRAV –
http://www.pbh.gov.br/cultura/crav/aacrav.htm
> Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva –
CEDEFES
www.cedefes.org.br/new/index.php
FONTE:
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