Leia o texto e realize as atividades propostas:
'E tudo mudou'
O rouge virou blush
O pó-de-arroz virou pó-compacto
O brilho virou gloss
O rímel virou máscara incolor
A Lycra virou stretch
Anabela virou plataforma
O corpete virou porta-seios
Que virou sutiã
Que virou lib
Que virou silicone
A peruca virou aplique, interlace, megahair, alongamento
A escova virou chapinha
'Problemas de moça' viraram TPM
Confete virou MM
A crise de nervos virou estresse
A chita virou viscose.
A purpurina virou gliter
A brilhantina virou mousse
Os halteres viraram bomba
A ergométrica virou spinning
A tanga virou fio dental
E o fio dental virou anti-séptico bucal
E ninguém mais vê...
Ping-Pong virou Babaloo
O a-la-carte virou self-service
A tristeza, depressão
O espaguete virou Miojo pronto
A paquera virou pegação
A gafieira virou dança de salão
O que era praça virou shopping
O long play virou CD
A fita de vídeo é DVD
O CD já é MP3
É um filho onde éramos seis
O álbum de fotos agora é mostrado por email
O namoro agora é virtual
A cantada virou torpedo
E do 'não' não se tem medo
O break virou street
O samba, pagode
O carnaval de rua virou Sapucaí
O folclore brasileiro, halloween
O Fortificante não é mais Biotônico
Folhetins são novelas de TV
Lobato virou Paulo Coelho
Caetano virou um chato
Chico sumiu da FM e TV
Baby se converteu
RPM desapareceu
Elis ressuscitou em Maria Rita?
Raul e Renato,
Cássia e Cazuza,
Lennon e Elvis,
Todos anjos
Agora só tocam lira...
A AIDS virou gripe
A bala antes encontrada agora é perdida
A violência está coisa maldita!
A maconha é calmante
O professor é agora o facilitador
As lições já não importam mais
A guerra superou a paz
E a sociedade ficou incapaz...
..... De tudo.
Inclusive de notar essas diferenças.
(Luis F. Verissímo)
1 – Entre as mudanças apresentadas no texto, retire as palavras que têm origem na língua inglesa:
2 – Como você se posiciona frente às mudanças apresentadas? A favor ou contra? Dê exemplos de for a favor ou contra:
3 – Escolha uma estrofe que apresenta uma crítica às mudanças ou comportamentos sociais e posicione-se criticamente com relação a isto:
4- Em que estrofe o autor deixa transparecer a crítica à influência cultural americana em nossa cultura?
5- A que diferenças o autor se refere nos últimos versos? O que pode estar implícito nesta afirmação?
6. Analise as estrofes em que o autor utiliza reticências. Em qual delas podemos inferir que há?
Ironia: Preocupação:
FONTE:
Profª Sandra Tobbin - Altônia - Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário