Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2011

BOLETIM DOS PAIS

Esta proposta é muito interessante para fazer com os alunos em sala e socializar os resultados com os pais na reunião de pais e mestres:

Para o filho responder:

SEU PAI OU SUA MÃE:

1. BRINCAM COM VOCÊ?

___ SIM ___ ÁS VEZES ___ NÃO

2. SAEM PARA PASSEAR COM VOCÊ?

___ SIM ___ ÁS VEZES ___ NÃO

3. ASSISTEM TELEVISÃO JUNTO COM VOCÊ?

___ SIM ___ ÁS VEZES ___ NÃO

4. CONTAM HISTÓRIAS PARA VOCÊ DORMIR?

___ SIM ___ ÁS VEZES ___ NÃO

5. AJUDAM VOCÊ A FAZER SUAS TAREFAS DA ESCOLA?

___ SIM ___ ÁS VEZES ___ NÃO

6. FAZEM AS REFEIÇÕES JUNTO COM VOCÊ?

___ SIM ___ ÁS VEZES ___ NÃO

7. CONVERSAM COM VOCÊ SOBRE O SEU DIA?

___ SIM ___ ÁS VEZES ___ NÃO

8. ABRAÇAM, BEIJAM E FAZEM CARINHO EM VOCÊ?

___ SIM ___ ÁS VEZES ___ NÃO

9. VÃO AO PARQUE COM VOCÊ?

___ SIM ___ ÁS VEZES ___ NÃO

10. EDUCAM VOCÊ ENSINANDO O QUE É CERTO E O QUE É ERRADO?

___ SIM ___ ÁS VEZES ___ NÃO


Para os pais:

Verifique qual a sua nota contando seus pontos de acordo com o que seu filho marcou:

Para cada: SIM - marque 2 pontos

Para cada: ÁS VEZES - marque 1 ponto

Para cada: NÃO - marque 0 ponto.


RESULTADO:

De 15 a 20 pontos – Parabéns! Você é muito presente na vida do seu filho! Continue incentivando-o e mostrando o carinho que você tem por ele.

De 10 a 15 pontos – você está no caminho certo! Acrescente um pouco mais de tempo para o seu filho que verá os excelentes resultados!

De 0 a 9 pontos – seu filho está precisando da sua atenção! Veja em quais aspectos você precisa melhorar e reveja suas prioridades. O fruto que você plantar agora, colherá mais tarde!

FONTE:
www.educacaodevalor.blogspot.com

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Atividade com o filme: UM SONHO POSSÍVEL


Este filme estreou em: 19 de Março de 2010

O filme conta a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem negro vindo de um lar destruído, que é ajudado por uma família branca, liderada por Leigh Anne (Sandra Bullock) que acredita em seu potencial. Com a ajuda do treinador de futebol, de sua escola e de sua nova família, Oher terá de superar diversos desafios a sua frente, o que também mudará a vida de todos a sua volta.

- O longa é inspirado em uma história real e dirigido por John Lee Hancock, que também escreveu o roteiro a partir do livro The Blind Side: Evolution of a Game, de Michael Lewis.

OBJETIVO: Realizar a apreciação e análise do filme “Um sonho possível”, para posicionar-se frente às realidades, valorizando a cooperação e a solidariedade como instrumento de formação do caráter do ser humano. Conscientizar os jovens da necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno. Promover a conscientização crítico-social dos nossos alunos como forma de mudança da realidade, tornando-os verdadeiros cidadãos.

COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS:
- Despertar o senso crítico e a expressão oral.
- Despertar a consciência crítico-social dos alunos, visando a posicionamentos de fraternidade e resgate da dignidade humana, possibilitando uma ação solidária junto a comunidades carentes mais próximas.
- Descobrir o valor das ações solidárias, voluntárias e que eles possam perceber que não há recompensa maior nessas atividades do que compartilhar a alegria, mesmo que por alguns instantes, com aquelas pessoas que além de sentir fome, são abandonadas.
- Reconhecer que eles são a nova força capaz de humanizar o mundo.

NOME:...............................................................................................................Nº...........SÉRIE..............
COMPREENDENDO O FILME: “UM SONHO POSSÍVEL”

- Quem são os personagens principais do filme?
- Qual a mensagem principal passada pelo filme?

ATIVIDADES PROPOSTAS:
1. Que ação (gesto) solidária (o) é tratada(o) no filme?
2. Que fato mais lhe tocou? Por quê?
3. O que você entende por solidariedade? É o mesmo que caridade? Explique.
4. Que mudança a atitude da mãe, ao recolher o menino para a própria casa, resultou na vida de Big Mike?
5. Em nossa cidade você consegue perceber algum caso de desigualdade social? Pesquise-os e registre de alguma forma: fotos, vídeos, reportagens... Que atitudes concretas são feitas para amenizar o problema? Há comprometimento da sociedade e dos órgãos públicos responsáveis?
6. Como podemos ser agentes de mudança na sociedade?

"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota". (Madre Tereza de Calcutá)

FONTE:
http://cinema.cineclick.uol.com.br/

domingo, 28 de agosto de 2011

ATIVIDADE COM O FILME "RIO"



FONTE:
http://amigasdaedu.blogspot.com

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Lidando com Pais Negligentes


Dia dos Pais, comemoração, festa e alegria. Os Professores porém quase nada tem a comemorar, pois, infelizmente para muitas famílias a palavra “pai” é apenas um título que apenas designa quem é o genitor biológico, nada mais.
Seria tudo de bom, se de fato o Pai, ou os Pais exercessem o seu papel no lar na correta condução da família e na educação apropriada dos filhos.
Atualmente o que vemos são crianças e jovens ditando as regras dentro de casa, decidindo o que querem fazer. Manipulam os Pais de tal forma que conseguem colocá-los contra os Professores.
Esses pais geralmente são omissos e negligenciam os seus deveres não fornecendo a devida disciplina e correção aos filhos. Sempre dão de ombros quando o assunto é o que os filhos estão fazendo de errado, porém são os primeiros a exigir providências quando seus rebentos são “injustiçados” ou “perseguidos”.
Você já ouviu estas falas saindo da boca dos Pais ? “meu filho não mente”, “ o professor não gosta do meu filho e por isso está perseguindo ele”, “ é claro que o professor não vai com a cara do meu filho” , “ o professor não gosta do meu filho porque ele gosta de dar opinião e tem o gênio forte”, “ o professor persegue meu filho porque ele não aceita ser humilhado e não leva desaforo pra casa”.
Os termos “injustiçados” e “perseguidos” são usados amplamente pelos Pais para designar atitudes de correção que a Professora procura tomar no sentido de responsabilizar esses alunos pelos seus atos. No entanto esta postura é tida pelos Pais como perseguição.
O que ocorre é que como esses jovens não estão habituados dentro do lar a respeitar o Pai, desconhecem o que é obediência e regras, jamais estiveram sujeitos à correção ou disciplina, e não sabem o que é ser responsável por seus atos, assim, quando este mesmo jovem entra em uma sala de aula, resiste e rebela-se contra a autoridade do Professor e não aceitas as regras daquele ambiente.
O que fazer então ? Afinal são esses jovens que distorcem tudo e sempre estão com a razão. Aqui vão algumas dicas para você ficar imune a este tipo de situação:
- Postura do Professor:
Sua postura profissional e auto-controle em todas as situações determinará o encaminhamento de qualquer conversa, seja com pais, alunos ou direção, por isso cuidado no seu falar, nos seus gestos, na sua vestimenta, no seu linguajar. Procure em suas atitudes ser sempre irrepreensível, pois não dará margem a qualquer tipo de dúvida quanto a sua integridade moral, pessoal ou técnica.
Lembre-se, ninguém leva à sério um profissional que grita, xinga, murmura, cria confusão, usa termos chulos, que é descuidado ou mal educado.
- Regras Claras de Conduta:
Nenhum trabalho é possível ser desenvolvido dentro do caos, assim é necessário que o Professor estabeleça um conjunto de regras claras, bem como uma rotina diária, para que não hajam mal entendidos durante as aulas no que refere-se a estas questões.
Logo no início do ano na Reunião de Apresentação da Equipe Escolar, apresente o conjunto de Regras Disciplinares por escrito, deixe claro quais serão as condutas permitidas e/ou não toleradas no ambiente escolar, informe aos Pais todos os procedimentos que serão tomados e faça-os assinar esse documento.
- Apuração dos Fatos:
Quando ocorrer qualquer tipo de incidente é preciso que os fatos sejam apurados, assim nada de sair fazendo pré-julgamentos, tomando partido ou ainda pior: enveredar na conversa inconseqüência que o Pai traz, geralmente quando está muito nervoso, comprometendo assim a veracidade dos fatos.
No momento da apuração é preciso que os envolvidos sejam ouvidos separadamente e depois confrontados. Quando confrontados é preciso que os mesmos saibam o mal que causaram ao outro, pois desse modo facilita para que eles vejam a extensão do ato.
Logo após é preciso que arquem com as conseqüências e/ou penalidades.
- Regras Claras das Conseqüências:
No conjunto de Regras Disciplinares, é preciso que fique claro quais serão as medidas a serem tomadas quando uma regra for quebrada. É preciso que tanto os alunos como os Pais estejam cientes disso.
Para que os Pais não esqueçam de que foram avisados, em todas as Reuniões s peço que os Professores coloquem estas regras em um cartaz dentro da sala de aula, e quando um pai faz algum comentário recriminando a Professora por ter tomado esta ou aquela atitude a mesma pede ao pai que reporte-se ao cartaz e ao documento que ele assinou no início do ano.
- Abandono de incapaz:
O Estatuto da Criança e do Adolescente deixa muito claro que é crime a família não cumprir com suas responsabilidades para com os filhos. Sendo assim, ao constatar que os Pais estão sendo negligentes, os mesmos deverão ser informados das penalidades que poderão incorrer caso não mudem a sua postura.
É freqüente a Escola ou Professor precisar falar com a família a respeito da criança ou jovem e os mesmos informarem que não dispõem de tempo, pois trabalham fora, e assim nunca comparecem às reuniões ou à Escola para receber orientações. A queixa é sempre a mesma: a falta de participação da família no aprendizado dos filhos.
Assim, uma saída é notificar o Conselho Tutelar para que o mesmo entre em contato com a família e deixe claro as penalidades a que estarão sujeitos.
Todas estas dicas valem do Ensino Infantil ao Médio, afinal ninguém está livre de lidar com Pais negligentes. E você tem alunos que agem desta forma? Já teve de ouvir de algum Pai uma das frases acima ? Qual foi sua atitude ? Comente no blog.
By Roseli Brito

FONTE:
http://www.sosprofessor.com.br/