Seguidores

domingo, 26 de junho de 2011

Produção de Texto

Esta atividade foi bem interessante, pois além de trabalhar produção de texto, aguça a curiosidade pela leitura.
Bem, a atividade é assim...
Apresentei o livro abaixo, deixei que eles manuseassem, porém, coloque um clipe grande para que não abrissem e não tirassem nenhuma informação real da história.

Da capa eles teriam que observar e retirar as seguintes informações:
NOME DO LIVRO:
NOME DO AUTOR:
NOME DO ILUSTRADOR:

- Observe a ilustração da capa do livro, o título do livro e escreva a história que você imagina que esteja escrito nele:

(Aluno:LEANDRO - 5ª "D"-ESC. EST. MANUEL BANDEIRA-ALTO PIQUIRI-PR)
No final, eles corriam para a biblioteca para pegar o livro, queriam saber como era a verdadeira história.
Vou repetir a atividade com outros livros...

quinta-feira, 23 de junho de 2011

III Feira do Conhecimento

Mais de 70 alunos da 6ª série da Escola Estadual Manuel Bandeira de Alto Piquiri/PR, realizaram uma exposição de objetos e fotografias das décadas de 50, 60, 70 e 80, com material recolhido na comunidade local.
O principal objetivo do trabalho, coordenado pela professora Nilda Maria Moura Cruvinel, foi facilitar a compreensão dos conteúdos de geografia, dentre eles: êxodo rural, industrialização e urbanização.
Tomando como norte a transformação do espaço geográfico local, foram expostas as modificações ocorridas no município, que hoje possui cerca de 10 mil habitantes, mas chegou a contar com cerca de 70 mil habitantes nas décadas de 60, 70 e meados de 80, quando era conhecida como “A Capital do Algodão”.
Outro ponto de grande relevância foi o processo de urbanização pelo qual passou o município.
Teve destaque, na exposição, as primeiras fotografias do município; instrumentos agrícolas utilizados pelos pioneiros na ainda incipiente exploração da lavoura, e objetos domésticos como radiolas, rádios, ferro à brasa entre outros.
O evento aconteceu na última sexta-feira (17) e contou com a presença da comunidade.















Esta é a Professora Nilda, responsável por este trabalho super interessante.


PARABÉNS, Nilda, mais uma EDUCADORA mostrando seu potecial, valor e dedicação!!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Ferramenta para criar Cordel


Eu criei o meu, e achei muito legal!!!
Se quiser dar uma olhadinha, meu tema foi AMOR e meu pseudônimo MARICOTA.
Vale a pena dar uma passadinha por lá...


FONTE:
http://educarparacrescer.abril.com.br/cordel/

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Alguns Poetas Modernistas


Uma definição para "A poesia de 30":

- Carlos Drummond de Andrade: um bruxo com amor
- Murilo Mendes: o franco-atirador da poesia
- Jorge de Lima: a consciência mutante
- Cecilia Meireles: o efêmero e o eterno
- Vinicius de Morais: um canto de poeta e de cantor

Atividade:
- O professor Willian Roberto Cereja, no livro "Literatura Brasileira" definiu assim cada um dos poetas modernistas.
Por quê?
Pedir que o aluno escolha um deles e justifique por meio de uma pesquisa na biblioteca, internet etc.
Esta atividade deverá ser entregue.

FONTE:
http://profalufonseca.blogspot.com

domingo, 19 de junho de 2011

Dengue


A última semana foi extremamente preocupante e cansativa. Pois é, aquela velha história de que a gente nunca imagina que as coisas possam acontecem com a gente. Meu filho mais velho, Douglas, de 17 anos, febre alta, dor no corpo, suspeita de dengue.
É claro, que já foi ao médico, e devidamente medicado, tudo bem!
Mas, fica a dica para engrossarmos a campanha contra a dengue, afinal de contas, só aqui em minha cidade já são mais de cem casos confirmados, e com saúde não se brinca.





FONTE:
http://pedagogiccos.blogspot.com

quarta-feira, 15 de junho de 2011

FORMAÇÃO EM AÇÃO - Núcleo Regional Umuarama - 09/06/11




No último dia 09, participei de uma capacitação ofertada pela Secretaria Estadual de Educação e ministrada pelas professoras do Núcleo Regional de Educação.
Foi muito interessante, por mais que a gente já conheça a metodologia empregada, sempre tem algo que podemos aproveitar de novo para incrementar nossas aulas. Também, por sair um pouco da rotina de sala de aula e termos (apesar do tempo curto) a oportunidade de troca de experiências, anseios, dúvidas, sugestões, etc...
Quero aproveitar e deixar um grande abraço e um super obrigada à coordenadora de LEM - Profª Janete e a Profª Marcela, que carinhosamente divulgam o blog aos professores aqui do nosso pólo.

"A formação não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimento ou de técnicas), mas sim por um trabalho de reflexibilidade crítica sobre as práticas e de (re) construção permanente de uma identidade pessoal. Por isso é tão importante investir na pessoa e dar um estatuto ao saber da experiência." Nóvoa, 1995.

Depois postarei as sequências didáticas que foram repassadas lá, Língua Portuguesa: Texto Publicitário e Língua Inglesa: Histórias em quadrinhos e Bilhete.

Beijos e Até breve!!!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

10 de junho - DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA


O dia 10 de junho foi escolhido para comemorar o Dia da Língua Portuguesa porque nesta data é lembrada a morte de um dos maiores poetas do Renascimento Português, Luís Vaz de Camões, escritor dos Lusíadas.

Por ser a nossa língua nosso patrimônio comum, nossa matéria prima para literatura e poesia, nossa grande herança herdada dos portugueses quando aqui chegaram em 1500, que é preciso comemorá-la. É necessário ressaltar, ainda, que ela originou-se do Latim vulgar (o latim falado) que os romanos introduziram na Lusitânia, região situada ao norte da Península Ibérica, a partir de 218 a.C.

Segundo a ONU, o português é falado atualmente por pelo menos 235 milhões de pessoas como primeira língua em oito países que vão das Américas à Ásia. Além disso, muitos falantes do português vivem fora dos países lusófonos em nações da Europa e nos Estados Unidos. É a língua oficial de países como: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe e, ainda, Timor-Leste após sua independência. Informações sobre esses países lusófonos são encontradas no link abaixo: http://www.girafamania.com.br/girafas/lingua_portugues.html

Apesar de ser uma língua falada por muitas pessoas, apresentava duas ortografias que a limitavam à dinâmica do idioma, criando obstáculos para a forma escrita. Para acabar com isso, foi criado o Acordo Ortográfico, que é um projeto de texto de ortografia unificada da língua portuguesa. No Acordo, foi adotado um critério fonético, isto é, a ortografia das palavras é alterada no sentido de aproximá-las à forma falada. Este entrará em vigor no ano que vem e o nosso país será o primeiro a adotar oficialmente a nova grafia. Os Portais Conexão Professor e Conexão Aluno trazem informações sobre o Acordo.

Para conhecermos a diversidade da língua portuguesa, está sediado em São Paulo o Museu da Língua Portuguesa, também chamado Estação Luz da Nossa Língua. Encontramos informações detalhadas sobre esse maravilhoso espaço no link abaixo:
http://www.museulinguaportuguesa.org.br/museudalinguaportuguesa/apresentacao_digital/apresentacao_mlp.html

Sugestão de atividades:

A comemoração do Dia da Língua Portuguesa é um momento propício para os professores promoverem a leitura no espaço escolar. Usando a sua criatividade no desenvolvimento de ações pedagógicas integradas, poderá ser explorada a riqueza da nossa língua em diferentes áreas de conhecimento. É o momento de incentivo à leitura para possibilitar ao aluno desenvolver sua sensibilidade e seu gosto, como também ampliar sua maneira de ver e entender o mundo em que vive.

Atividades como projeção de filmes brasileiros para que o educando seja instigado a explorar o vocabulário e as estruturas gramaticais através das falas dos personagens, farão com que ele aprenda não só as formas lexicais e verbais como também a ouvir e identificar expressões e frases conhecidas por ele no seu cotidiano.

Outra atividade seria a formação de rodas de leitura com livros das diferentes áreas. Cada roda, composta por um determinado número de alunos, ficaria encarregada de apresentar para as outras, verbalmente, o tipo de texto (gênero) escolhido e o porquê da escolha. Esta atividade proporciona aos educandos realizarem a leitura de diferentes gêneros e exporem oralmente utilizando-se de discurso argumentativo de tomada de posição em relação ao texto escolhido.

Outra atividade proposta consiste em pedir aos alunos para que selecionem notícias e manchetes de jornais, revistas para criação de textos teatrais que poderão ser encenados por eles próprios na comunidade escolar. Os alunos tomarão consciência da transformação de um texto verbal em visual e poderão tecer informações sobre o mesmo.

Outra proposta seria trabalhar poesias de autores brasileiros e portugueses sem se preocupar, no primeiro momento, em estudar os seus aspectos formais. Os alunos selecionariam textos poéticos e os afixariam nos murais da escola ou em cartazes na sala de aula. Já seria uma maneira de seduzi-los à apreciação da leitura de poesias.

Nos links abaixo são encontradas reflexões e propostas de atividades para promover a leitura na sala de aula, ou melhor, no espaço escolar.

http://www.edukbr.com.br/celeirodeprojetos/ativ_poesia.htm
http://www.moderna.com.br/moderna/caixamagica/atividades/ativi_poesia/
http://www.ibilce.unesp.br/teia2007/aula10_11giseli.doc

São inúmeras propostas que podem ser realizadas no espaço escolar, privilegiando o fortalecimento do hábito da leitura. O incentivo do professor para este ato contribuirá para que a leitura ganhe seu papel de destaque no espaço escolar e venha auxiliar na formação do conhecimento do aluno para que este seja um cidadão crítico e consciente de seus direitos e deveres, leitores e escritores, ativos e pensantes.

FONTE:
http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/educacao-noticia-detalhe.asp?EditeCodigoDaPagina=731

quarta-feira, 8 de junho de 2011

AMOR - I

Iniciando um capítulo novo na 8ª série, e adivinhem o tema?

Isso mesmo, AMOR... nesta fase e com a proximidade do dia dos namorados, imaginem se eles não adoraram, não é?

Bom, inicie a conversa questionando: o que é o amor? Logicamente surgiram as mais diversas respostas, das mais apaixonadas até aquelas mais amarguradas, decepcionadas (como se nunca mais fossem se apaixonar, rsrsrsrs)... Mas, isso foi apenas para introduzir o tema, pois logo em seguida, assistimos ao filme: "O amor pode dar certo"

No final, apresentei a sinopse e comentamos sobre o filme:
Quando Henry Griffin (Dermot Mulroney) descobre que está com câncer terminal, ele decide viver sua vida ao máximo. Ao assistir uma aula de psicologia na Universidade de Nova York ele conhece Sarah Phoenix (Amanda Peet), com quem logo se envolve. Porém Phoenix também está morrendo, o que faz com que ambos percebam que o relacionamento que possuem é a última chance que têm para descobrir o amor.

Então, pedi que pesquisassem e trouxessem coladas no sulfite, imagens que simbolizam o amor: corações partidos, flechados, sangrando, maços de carta, laços de fita, maçã, lua, estrelas, pôr do sol, marcas de batom, etc...que posteriormente formaram um Mural apaixonado.

E também, uma música que falasse sobre o temo estudado, não esquecendo de informar o título da música, o compositor e o intérprete.
Aí veio a parte que eles mais gostaram, com a músicas em mãos, fizemos um Momento Literomusical, onde eles declamavam a música como se fosse uma poesia e em seguida, cantavam... foi muito legal!!!




Esta música foi composta pela própria aluna, letra e música... showwww!!!






Ah, também achei muito legal trabalhar este vídeo, que faz uma combinação de três textos: um trecho da bíblia, a música do Legião Urbana e soneto de Camões.

Depois postarei o teatro cantado que os alunos apresentarão até o fim do bimestre, para encerrar as atividades sobre o tema.

Kisses and hugs...

domingo, 5 de junho de 2011

BILHETES






FONTE:
http://misturadealegria.blogspot.com

OS SEM FLORESTAS





FONTE:
http://pindukkinha.blogspot.com/

quarta-feira, 1 de junho de 2011

AMOR É FOGO QUE ARDE SEM SE VER



Numa prova de entrada para a Universidade...

Questão :

Interpretar o seguinte trecho de poema de Camões:

"Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói e não se sente,
é um contentamento descontente,
dor que desatina sem doer".

Uma aluna deu a sua interpretação:

"Ah! Camões, se vivesses hoje em dia,
tomarias uns antipiréticos,
uns quantos analgésicos
e Prozac para a depressão.

Comprarias um computador,
consultarias a Internet
e descobririas que essas dores que sentias,

esses calores que te abrasavam,
essas mudanças de humor repentinas,
esses desatinos sem nexo,
não eram feridas de amor,
mas somente falta de sexo!"

Teve nota máxima.
Foi a primeira vez,
depois de mais de 500 anos,
que alguém entendeu qual era a ideia do Camões...


FONTE:
numerobis.blogspot.com