Seguidores

terça-feira, 29 de março de 2011

Monica's Gang



Mais tiras da turma da Mônica em inglês neste site:
http://www.monica.com.br/ingles/comics/tirinhas/

FONTE:
http://inglescompipoca.blogspot.com/

quarta-feira, 23 de março de 2011

Acuarela - Toquinho



En los mapas del cielo el sol siempre es amarillo
Y la lluvia o las nubes no pueden velar tanto brillo.
Ni los árboles nunca podrán ocultar el camino
De su luz hacia el bosque profundo de nuestro destino.

Esa hierba tan verde se ve como un manto lejano
Que no puede escapar
Que se puede alcanzar solo con volar.

Siete mares he surcado
Siete mares color azul
Yo soy nave voy navegando
Y mi vela eres tu

Bajo el agua veo peces de colores
Van donde quieren no los mandas tu.

Por el cielo va cruzando,
Por el cielo color azul,
Un avión que vuela alto
Diez mil metros de altitud.

Desde tierra lo saludan con la mano,
Se va alejando
No se donde va,
No se donde va.

Sobre un tramo de vía cruzando un paisaje de un sueño
En un tren que me lleva de nuevo a ser muy pequeño
De una américa a otra tan solo es cuestión de un segundo
Basta un desearlo y podrás recorrer todo el mundo.

Un muchacho que trepa, que trepa a lo alto de un muro
Si se siente seguro verá su futuro con claridad.

Y el futuro es una nave que por el tiempo volará
A saturno, después de marte
Nadie sabe donde llegará.

Si le ves venir
Si te trae amores, no te los roben sin apurar

Aprovecha los mejores que después no volverán.
La esperanza jamás se pierde.
Los malos tiempos pasarán.
Piensa que el futuro es una acuarela y tu vida un lienzo que colorear
que colorear.

En los mapas del cielo el sol siempre es amarillo
(tu lo pintaras)
Y la lluvia o las nubes no pueden velar tanto brillo.
(tu lo pintaras)
Basta con desearlo y podrá recorrer todo el mundo.
(tu lo pintaras)


FONTES:
www.youtube.com.br
www.letras.terra.com.br
Profª Aline P. Passarelli Becegato

sábado, 19 de março de 2011

Dica Legal!!!



Divirtam-se aprendendo...

sexta-feira, 18 de março de 2011

VOCÊ TEM MEDO DE AMAR?

Ai pessoal, assisti a este vídeo e não pude deixar de postá-lo. Já imagino 1001 maneiras de utilizá-lo em sala de aula, e se conheço meus alunos do ensino médio, sei q eles tb vão gostar mto!
Vejam...



See you...

Fonte:www.youtube.com.br

terça-feira, 8 de março de 2011

segunda-feira, 7 de março de 2011

Berço das palavras

O tom que não se encontra nos catálogos nem nas escalas cromáticas...


Mas então, por que as pessoas se referem a essa cor quando se diz que alguém foge assustado, que dá no pé?

Ela encerra um equívoco. Na verdade, o burro não muda de cor quando está fugindo - aliás, nem quando escoiceia ou trabalha como "burro de carga".
A cor dele é sempre a mesma, o tempo todo. Seu jeitão é manso, pacato, conformado com o triste destino que o oprime. Não se altera, não reclama, nada pede ou reivindica.
Mas se alguém o provoca e ele desembesta, saia da frente pois...
assustado, o bicho fica feroz, leva de roldão tudo o que encontra pelo caminho.
Por tudo isso, a expressão correta é "corra de burro quando (ele) foge".

*Márcio Cotrim - Autor, dentre outras obras, dos livros O Pulo do Gato I e II (Geração Editorial). www.marciocotrim.com.br


Bluetooth - Dentre as mais recentes engenhocas eletrônicas da vida contemporânea, está em moda o Bluetooth - pronuncia-se blu-túç - "dente azul" em inglês. É a tecnologia que permite comunicação simples, rápida, segura, barata e sem fio entre aparelhos como computadores, celulares, escâneres e outros dispositivos eletrônicos. A expressão tem berço bastante específico e até curioso: é uma homenagem ao rei da Dinamarca Harald Blatand, também conhecido como Harald Bluetooth, "Haroldo Dente Azul", por ter ele dentes azulados.


Maria cachucha - Antiga dança espanhola a três tempos em que o dançarino, ao som de castanholas, começava num movimento moderado, que se ia acelerando até terminar em vivo volteio. Teve certa voga na França quando Fanny Essler, artista célebre, a dançou na Ópera de Paris. No século 19 em Portugal, as pessoas do povo dançavam em praça pública a popular cantiga. Entre nós, a expressão nada tem a ver com música. Lembra a moça que, embora desajeitada com seu lacinho na cabeça, continua mimosa, doce no convívio social.

Cochinchina - Antigamente designava um lugar distante, inacessível, até inexistente. Dizia-se tão irreal quanto outros absurdos, como Caixa-Prego e Goma-Arábica. Na verdade, Cochinchina foi a região assim chamada pelos navegadores portugueses pela localização intermediária entre Índia e China: "Cochim", em português da época, era o nome que se dava à Índia. Na Segunda Guerra, com a França sob o nazismo, o Japão ocupou a área. Terminado o conflito, foi um dos cinco Estados do reino da Indochina, que ainda possuía Tonkím, Annam, Camboja e Laos, todos constituindo o núcleo do Vietnã do Sul, do qual se originou o atual Vietnã.

FONTE:
Revista Lingua Portuguesa - www.revistalingua.com.br

sábado, 5 de março de 2011

O texto na era digital

As regras de ouro do e-mail


Anterior à internet, o correio eletrônico continua sendo uma das formas de comunicação mais eficazes

Mais antigo do que a própria internet, o e-mail é uma das ferramentas mais importantes da comunicação virtual, e seu surgimento foi importante para que a rede mundial de computadores fosse aperfeiçoada e desenvolvida. A primeira troca de mensagens eletrônicas foi em 1965 e possibilitava a comunicação entre várias pessoas ao mesmo tempo.

A velocidade dessas mensagens pode ser um prato cheio para desatenções por parte de redatores, resultando em erros muitas vezes constrangedores. Para que isso não ocorra, o texto de um e-mail deve ser simples, exigindo cuidados com sua releitura e acertos no tom da mensagem.

No trabalho, onde a comunicação pode custar dinheiro ou mesmo o sucesso profissional, um e-mail deve ser redigido com toda a atenção para não dar margem a mal-entendidos. Deve priorizar três pontos: simplicidade, clareza e objetividade.

O vocabulário deve pertencer à linguagem usual, sem expressões rebuscadas que possam complicar a mensagem;

Simplicidade não pode ser sinônimo de descuido. É preciso estar atento à repetição de termos sem necessidade, abreviações obscuras ou construções truncadas;

Para um texto conciso e claro, basta relê-lo e cortar termos desnecessários,evitando dizer em muitas palavras o que se poderia dizer em poucas;

Ter em mente o receptor de sua mensagem e tentar adequar o tom, com o cuidado de reler no final o texto

Cuidado com palavras mal colocadas e destinatários errados. Uma simples mensagem destinada à pessoa errada por engano pode causar ;grandes estragos.



A "netiqueta"


Como se comportar corretamente no mundo virtual

Maiúsculas: textos em maiúsculas (CAPS LOCK ativado), na maioria dos casos, dão a entender que você está gritando. Se quiser destacar algo, sublinhe ou coloque entre aspas. Se o programa utilizado na comunicação permitir, use o itálico ou o negrito, mas sempre de forma moderada para não poluir o texto.


Erros de grafia: em conversas informais é normal que a norma culta da língua seja posta de lado. O que não quer dizer que se possa escrever de qualquer jeito. Atenção para os erros que podem mudar o significado do que se quis dizer, como usar "mais" em vez de "mas", "e" em vez de "é", "de" em vez de "dê" e assim por diante.


Pontuação: por mais informal que seja, o interlocutor pode não conseguir acompanhar o fluxo de pensamento do redator. Daí a necessidade de pausas. Por isso atenção à pontuação e à divisão de parágrafos.


Respostas: ao enviar respostas em fóruns, listas de discussão ou debates em redes sociais como o Facebook, por exemplo, procure ser claro sobre o que está falando ou a que está se referindo. Copie e cole um trecho da questão, dê nome ao que você pretende responder e evite deixar sua réplica solta sem referências às mensagens prévias nas quais você se baseou.


Público x privado: questão cara em tempos de redes sociais, o cuidado com o que se publica é essencial para evitar mal-entendidos e situações constrangedoras. Como o meio virtual permite respostas muito rápidas e publicações instantâneas, pense antes de tornar públicos seus pensamentos. Por isso pense, escreva, leia o que escreveu e só depois publique na internet. Lembre-se que suas opiniões ficarão registradas e podem ser facilmente associadas ao seu nome numa busca rápida. Evite também publicar informações que possam lhe causar problemas, como críticas ao seu chefe ou seu endereço.

Use o Twitter a seu favor


Extraia o máximo de sua comunicação com o mínimo de caracteres

O Brasil é o segundo país com o maior número de usuários do Twitter, rede social criada em 2006 que permite ao internauta escrever mensagens de no máximo 140 caracteres. O serviço também permite que você "siga" outros perfis, cujas informações podem ser visualizadas em tempo real. A onda do Twitter chegou rapidamente ao mundo corporativo, que aos poucos começa a usá-lo de forma mais eficaz. A seguir, algumas sugestões que podem ser úteis para quem quer fazer bom uso da ferramenta.


Regularidade: muitos perfis no Twitter ficam inativos por tempo demais, não cumprindo assim a função a que se propõem. Portanto escreva, leia, siga, enfim, faça-o funcionar.

Pessoal x profissional: cuidar de um Twitter corporativo exige que você "pense" como a empresa ou o produto. Por isso nunca emita opiniões pessoais sobre temas polêmicos.

Interação: embora o Facebook seja mais propício à interação com outros usuá­rios, o Twitter também permite formas de interação com outros perfis. O ideal é que não se faça desse espaço uma espécie de sala de bate papo. Deixe as conversas longas e de caráter mais pessoal para o e-mail ou Facebook. Ouça opiniões, retuíte-as, responda e não fuja de questões delicadas, mantendo sempre a responsabilidade sobre o que está dizendo.

Não saia seguindo todo mundo: de nada adianta seguir 10 mil pessoas esperando ser seguido de volta. O que irá atrair seguidores do seu perfil certamente é o conteúdo do que você publica. Além disso, seguir muitas pessoas sobrecarregará sua timeline, impedindo que você absorva todas as informações.

"Unfollow": se acaso algum perfil estiver inundando-o de informações inúteis ou ofensivas, não hesite em parar de segui-lo (unfollow). Mas não é preciso alardear.

Honestidade: não tome como suas as ideias que você leu em outros perfis. Procure citar a fonte de seus tuítes.



Glossário do Twitter
Seguidores: da palavra follower, são os usuários que "seguem" (monitoram) um perfil.

RTs: abreviação de "retuítes", trata-se da citação do que alguém já tuitou antes. A pessoa citada logo é notificada de que foi mencionada e quem a mencionou.

Hashtags: palavras com o símbolo # à frente designam o tema tuitado. Se o usuário clicar nesse termo será levado a uma página que reúne todas as mensagens que possuírem a mesma hashtag. Por exemplo, #diadalinguaportuguesa.

Trending topics: literalmente "tópicos que são tendência". É o ranking de palavras e hashtags mais tuitadas, seja no Brasil ou em outros países.

Fonte:
Revista - Lingua Portuguesa - Ano 5 - Nº64 - Fev. 2011